Gaspar implanta projeto ‘Conecta Infância’

Objetivo é incentivar uma aprendizagem criativa e inovadora na educação infantil do município

Estudos mostram que é na primeira infância, de zero a 6 anos, que as crianças adquirem capacidades de aprendizado, sociabilidade e afetividade que serão levadas para toda a vida. Nesse sentido, a Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Educação, inicia o projeto intitulado ‘Conecta Infância” que tem como objetivo incentivar aprendizagem criativa e inovadora na educação infantil do município.

O projeto é voltado para a aprendizagem criativa e abrange crianças de zero a 6 anos de idade e busca uma educação mais lúdica, criativa e descontraída. Tem como principal objetivo a valorização de práticas inovadoras da educação infantil de Gaspar, com o intuito de envolver o protagonismo das crianças além de promover o ensino com inovação dos professores. A ideia é que os educadores realizem atividades para estimular a expressão e a criatividade dos estudantes, com ou sem o uso da tecnologia.

O ‘Conecta Infância’ será iniciado a partir da primeira semana de agosto, com a apresentação do projeto para os professores e coordenadores de cada unidade escolar. Os professores participantes receberão uma formação com especialistas em inovação na educação infantil. Em seguida, os profissionais terão entre os meses de agosto e novembro para executar o projeto. Após esse período, uma equipe de técnicos da área fará uma avaliação dos trabalhos entregues.

Para realizar uma avaliação mais justa com todos os alunos da faixa etária, os projetos serão avaliados em três categorias diferentes: de 0 a 2 anos, 2 a 4 anos e de 4 a 6 anos. A avaliação será realizada conforme alguns critérios pré- determinados pela SEMED, entre eles estão: protagonismo das crianças, criatividade e inovação das/os professores, uso de tecnologia, relevância cientifico social, entre outros. Haverá premiação para cada categoria.

O ‘Conecta Infância’ é um projeto que faz parte do Programa Conexão Educa Gaspar que propõe ações que contribuem com o desenvolvimento da educação. “Por meio desse projeto, foi possível proporcionar autonomia e confiança para nossos alunos e agora, vamos ampliar para a nossa educação infantil. Queremos proporcionar às nossas crianças experiências lúdicas e contextualizadas, desenvolvendo em sala de aula a criatividade, a investigação e o pensamento complexo”, destaca Emerson Antunes, Secretário de Educação.

Desde novembro de 2021, o Conexão Educa Gaspar é lei (Nº 4.164), e prevê no calendário municipal da rede de ensino ações como o Conexão 180º e o Concurso de Oratória. Para o prefeito Kleber Wan-Dall, esses projetos vão aprimorar a educação no município. “Nosso maior foco é melhorar a qualidade de ensino da educação para que nossos alunos tenham sucesso posteriormente. É por eles que estamos aqui, buscando aprimorar as atividades desenvolvidas em sala de aula, por isso não medimos esforços para criar novos projetos”, finaliza Wan-Dall.

Foto: Elisiane Roden