Procon divulga a lista de pesquisa de preço de combustíveis

Coleta de preços foi realizada em 16 estabelecimentos no dia 28 de julho

A Superintendência da Coordenadoria Municipal de Defesa do Consumidor (Procon) de Gaspar, divulga a pesquisa de preço dos combustíveis. A coleta de dados foi realizada na quinta-feira (28), em 16 estabelecimentos do município. Foram levantados valores de comercialização das gasolinas comum e aditivada, etanol, diesel comum e diesel S10. A pesquisa contemplou três formas de pagamento (dinheiro, cartão de crédito e débito).

O menor preço encontrado na gasolina comum foi de R$ 5,560 por litro, enquanto o mais caro por R$ 5,990, uma variação de 7,73%. Em relação a gasolina aditivada, o valor varia entre R$5,650 e R$ 6,090 o litro, quem pesquisar pode economizar 7,78%. O litro de diesel comum mais barato custava nos dias de apuração R$ 7,341, enquanto o diesel S10 foi encontrado a R$ 7,447.

A pesquisa mostra também qual o valor da economia do consumidor, caso abastecesse 50 litros. Quem pesquisar poderá economizar até R$ 22,00 na gasolina aditivada, R$ 25,00 no diesel comum, R$ 76,00 no etanol, R$ 21,50 na gasolina comum e R$ 23,50 no diesel S10. A pesquisa completa pode ser acessada em anexo.

O Procon recomenda que os consumidores fiquem atentos à diferença de valores entre os pagamentos em dinheiro, cartão de débito e cartão de crédito. A cobrança não é ilegal, mas deve ser informada ao motorista. Conforme explica o Superintendente do Procon de Gaspar Roberto Procópio, há uma Lei 13.455/2.017 que regulamenta a prática de preços nos estabelecimentos comerciais. “A partir desta lei é oportunizado ao fornecedor que pratique preços diferenciados em razão do instrumento de pagamento utilizado pelo consumidor, por isso, temos hoje no mercado preços diferentes para pagamentos à vista, com dinheiro em espécie, cartão de débito e com cartão crédito” explica. Roberto ainda ressalta a importância de pesquisar o preço e levar em consideração o atendimento e a qualidade do produto.

O órgão realiza mensalmente a pesquisa de combustíveis em Gaspar. A ação tem caráter informativo e visa mostrar ao consumidor que é importante pesquisar antes de comprar, além de informá-lo de seus direitos caso seja vítima de prática abusiva. O Procon de Gaspar acompanha com atenção os preços praticados pelos estabelecimentos.

Diminuição de preços

Após a sanção da Lei Complementar Nº 194/2022, torna combustíveis, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo em serviços essenciais, houve diminuição dos preços da gasolina no município. A lei limita a 17% ou 18% a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Em alguns estabelecimentos, conforme aponta a pesquisa, já possível notar a mudança de preço aplicada.

Serviço

O Procon segue vigilante para coibir práticas que destoem do código de defesa do consumidor. Denúncias podem ser realizadas pelo telefone (47) 3091-2084 ou pelo 151, além disso o órgão mantém o WhatsApp (47) 3332-9539 para envio de mensagens, ou presencialmente na sede do órgão localizado no Paço Municipal.