Gaspar é referência no Ministério da Economia

Município concluiu mais uma etapa do Gestão Gov

Gaspar, mais uma vez se torna referência para outros municípios. Nesta quinta-feira, dia 10, servidores da Prefeitura de Gaspar, participaram de uma reunião com a Diretoria de Transferências da União e Secretaria de Gestão, no Ministério da Economia, em Brasília. Durante o encontro, foi entregue o relatório final de mais uma etapa do Modelo de Governança e Gestão do Governo Federal –gestão.gov.br, aplicado no município durante o período de 16 de maio a 1º de setembro.

O relatório realizado pelos servidores da Prefeitura foi entregue em mãos para a Diretora de Transferência da União, Regina Lemos de Andrade e Elise Sueli Pereira Gonçalves, Secretária de Gestão Adjunta. O documento aponta diagnósticos e oportunidades de melhorias identificados pelos servidores. Além disso, como precursor do programa, o município ainda sugere algumas melhorias que podem ser adotadas pelo Ministério da Economia, para aperfeiçoar a utilização do sistema e do instrumento de maturidade.

O modelo prevê a adoção de práticas com a finalidade de elevar os padrões de desempenho e qualidade no serviço público. De acordo com a diretora, Regina Lemos, “o relatório realizado pela Prefeitura de Gaspar será utilizado como base para consolidar o modelo de governança e gestão”, pontua. Além disso, uma nova capacitação será realizada por conta do relatório elaborado pela Prefeitura de Gaspar. “Após receber o relatório, nosso departamento já organiza uma nova capacitação aos validadores de todo Brasil para melhor amparar as avaliações”, pontua a diretora.

Durante o encontro, membros do Ministério da Economia lembraram da importância de Gaspar na implantação do gestão.gov.br. “Gaspar sempre foi um município muito querido e considerado aqui no Ministério. Por isso, tudo que é feito é levado muito a sério, pois tem um peso e sabemos que isso vai ajudar a melhorar o processo de trabalho em todo o Brasil”, finaliza Regina Lemos.

A Capital Nacional da Moda Infantil foi o primeiro município do Brasil escolhido pelo Ministério da Economia para iniciar a implantação do projeto. Desde julho de 2019, novas metodologias foram adotadas para acompanhar projetos considerados estratégicos pela administração municipal. O trabalho consiste no levantamento de prioridades de cada secretaria ou órgão municipal.

Para o prefeito Kleber Wan-Dall, que também participou da reunião, comenta sobre o pioneirismo na implantação do novo programa. “Fomos a primeira prefeitura de todo o Brasil a participar do Gestão.gov.br, que era conhecido como MEG. Agora sabemos o nível de gestão pública dentro de cada secretaria e autarquia, observando a governança, os resultados, os procedimentos de atendimento ao cidadão em âmbito interno. O nosso objetivo sempre foi promover a melhoria da qualidade do serviço público no nosso município, mas, a partir de agora, conseguimos também contribuir com o aperfeiçoamento do sistema no próprio Ministério da Economia. Esse é o resultado de trabalho, planejamento e gestão, quem ganha é o cidadão”, salienta o prefeito.

Além do prefeito Kleber Wan-Dall, a comitiva gasparense contou com a participação de Aline Deschamps, do Escritório de Projetos, Marcos Cruz, secretário adjunto da Fazenda e Gestão Administrativa, Luis Carlos Spengler Filho, secretário de Obras e Serviços Urbanos, Roni Muller, diretor-presidente da Fundação Municipal de Esportes e Lazer (FMEL) e o secretário da Fazenda e Gestão Administrativo e interino de Planejamento Territorial, Jorge Pereira.

Aplicação do Gestão.Gov.Br

Entre os dias 16 de maio e 1ª de setembro a Prefeitura de Gaspar iniciou uma série de ações. Entre elas a criação de um Comitê de Governança, composto por 25 servidores de diferentes áreas, com o propósito de avaliar as práticas atuais da gestão. Após o diagnóstico, foi possível repensar a melhor forma de atender as demandas da população, sejam elas relacionadas à ouvidoria, educação, saúde, entre tantas áreas.

Através do diagnóstico, foi possível propor planos de melhorias elaborados em reuniões com o comitê, que realizou a discussão com todas as secretarias para que os planos fossem aplicados e contribuíssem para aperfeiçoar e melhorar ainda mais a prestação de serviços aos cidadãos. Entre os dias 16 de maio e 1º de setembro, foram realizados 37 encontros para elencar oportunidades de melhorias que serão colocadas em prática a partir de 2023.

O modelo prevê uma gestão focada na entrega de resultados pelo Município a partir de sete pilares estruturais: governança, estratégia e planos, público-alvo, sustentabilidade, capital intelectual e processos e valor público. A adoção do programa é um pré-requisito para recebimento de Transferências da União.

A manutenção do Gestão.gov.br é realizada pela equipe do Escritório de Projetos, pertencente à Secretaria da Fazenda e Gestão Administrativa.

Gestão.gobv.br

O?Modelo de Governança e Gestão -?Gestão.gov.br?foi desenvolvido com o propósito?de ser o modelo referencial para avaliação e?aprimoramento da governança e da?gestão dos?órgãos e entidades atuantes nas transferências?da União.? Ele é constituído por sete partes?integradas e interatuantes (Critérios), que?orientam a adoção de práticas de elevado nível?de maturidade em governança e gestão, com a?finalidade de levar os órgãos e entidades que?operam Transferências da União a padrões?elevados de desempenho e qualidade em?governança e gestão.

O prazo para adoção do programa e enviar os relatórios era até o final de setembro. O ciclo se renova anualmente, mas deve ser repetido obrigatoriamente a cada dois anos, sempre referente ao ano anterior.