Gaspar é destaque em produção de arroz orgânico no estado

Recentemente produtores da cidade receberam o Selo de Produtor Orgânico Brasil, cedido pelo MAPA

Produtores do Bairro Santa Terezinhasão destaque no cultivo do arroz orgânico. Em uma área de aproximadamente 7 hectares de produção, os rizicultores gasparenses, Gláucia Cirilo Feitosa e Mathieu Putallaz, decidiram investir no cultivo de arrozes especiais. E o que era pra ser uma alternativa de renda, tem se consolidado cada dia mais. Recentemente os produtores receberam o Selo de Produtor Orgânico Brasil, cedido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA e colocado Gaspar ainda mais em destaque na produção agrícola.

Para receber o selo, foi necessário que o Organismo da Avaliação da Conformidade Orgânica (Sisorg), credenciado junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), fizesse auditorias criteriosas sobre o sistema orgânico de produção junto a ensaios de solo e de produto. O trabalho realizado por Gláucia e Mathieu segue todas as etapas, assegurando o selo em seus produtos.

Mathieu explica que a parte de limpeza e adubo da fazenda gasparense é feita com auxilio da criação de animais, sem usar nenhum produto químico. “Quando escolhemos ser 100% orgânicos, foi todo um processo de preparação do espaço para que chegássemos no resultados que temos hoje. A limpeza dos tapumes das arrozeiras é feita com a criação de ovinos, e a limpeza de grãos residuais depois da colheita é feita com a criação de marrecos, que também auxiliam no adubo organizo da plantação”, explica o rizicultor.

Atualmente os agricultores locais produzem três tipos de arrozes especiais: Ônix (arroz preto), Rubi (arroz vermelho) e o Pérola (arroz branco para risoto). Já são comercializados pela região há alguns anos. E agora, será possível notar a nova conquista nas embalagens da mercadoria. O selo de Produto Orgânico Brasil.

Essas variedades de arrozes produzidos pela fazenda são grãos comercializados e desenvolvidos pela Epagri. Antes arrozes como o vermelho e o negro eram considerados pragas nas lavouras, hoje, com a melhora genética do grão, são alimentos usados para uma culinária mais especial e contam com um alto valor nutritivo.

Com intensão de facilitar a comercialização do arroz, sendo além de produtores, também comerciantes do produtos, o casal desenvolveu a marca ‘Casa do Arrozal’, que além dos arrozes, também produz a farinha do arroz e o vinagre do arroz Rubi. O principal público dos produtores, hoje, são os restaurantes de toda a região leste de Santa Catarina.

A Prefeitura de Gaspar, através da Secretaria de Agricultura e Aquicultura fornece todo o maquinário agrícola para que o produtor possa fazer a colheita e preparação do arroz. ” Hoje produzimos cerca de 25 mil toneladas de arroz por ano, sendo o principal produto agrícola da cidade. Oferecemos todo o suporte de maquinário para que o agricultor consiga utilizar os recurso que seriam gastos com esses equipamentos, para o aprimoramento da sua lavoura, fortalecendo cada vez mais o desenvolvimento rural da nossa cidade”, ressalta Cleverson Ferreira dos Santos, secretário da pasta.

O certificado de conformidade, que garante o selo de produto orgânico aos arrozes especiais de Gaspar, tem vigência até março de 2024. Até lá, o arroz ‘Casa do Arrozal’ será um destaque regional de qualidade para a alimentação dos catarinenses.