Gaspar Alto ganha um Ecoponto

Moradores podem depositar diversos tipos resíduos no local

Agora, os moradores do Bairro Gaspar Alto têm mais uma opção para fazer o descarte adequado de diversos tipos de resíduos. Isso porque o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto – Samae de Gaspar abre nesta sexta-feira, dia 31, mais um Ecoponto. O novo ponto de coleta está localizado em anexo a Unidade Avançada de Saúde Gaspar Alto, na Estrada Geral Gaspar Alto, nº 13.635.

Podem ser depositados no local celulares, carregadores, câmeras fotográficas, secadores de cabelo, notebooks, pilhas e baterias, óleo de cozinha, embalagens PET, lâmpadas tampinhas de plástico e lacres de latas. O descarte pode ser feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h30. É necessário apenas se apresentar a um servidor que esteja no local.

A atividade possibilita o descarte de materiais não recolhidos pela coleta seletiva tradicional, dividida entre lixo orgânico e seco. Os materiais arrecadados terão destinação correta, a reciclagem, onde todos os componentes são reaproveitados.Essa ação tem como objetivo reduzir o impacto ambiental e na saúde pública, uma vez que esse tipo de material gera danos ao meio ambiente através da contaminação de solo.

De acordo com o diretor-presidente do Samae, Cleverson Batista, a ação tem como objetivo facilitar a vida do gasparense. “Sabemos que o Gaspar Alto fica em um local afastado, então colocamos um ponto lá, justamente para facilitar a vida da comunidade em dar a destinação correta desses equipamentos. Para quem mora em outros bairros, a destinação de lixo eletrônico pode ser realizada no Ecoponto, no Santa Terezinha”, comenta.

Os materiais da chamada linha branca – que incluem geladeiras, fogão, máquinas de lavar roupas e louças, secadora, micro-ondas, freezers, ar condicionado e similares e também móveis quebrados, utensílios velhos, colchões velhos, madeira, devem ser depositados exclusivamente no Ecoponto, no Bairro Santa Terezinha.

Foto: Divulgação SAMAE