Samae realiza geofonamento no Distrito Belchior

Serviço identifica vazamentos de água nas ruas do município

A partir da noite desta quinta-feira, dia 9, o o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Gaspar intensifica o serviço de geofonamento nos bairros Belchior Baixo, Belchior Central e Belchior Alto. O serviço funciona como um como um exame de ultrassom, que capta ruídos e vibrações de vazamentos em dutos subterrâneos, onde há perda de água.

O mapeamento é realizado de madrugada, das 22h às 4h, quando a cidade está em silêncio. Isso ocorre porque o aparelho de geofonamento é sensível aos sons, e por isso, é fundamental que haja o mínimo de interferência para que os técnicos possam ouvir e perceber o ruído dos vazamentos.

O Samae utiliza este método para otimizar o trabalho, pois identifica o local exato, gasta-se menos tempo e recursos para abrir a rua em busca do problema e, assim, a solução é mais rápida, evitando o desabastecimento. A iniciativa é uma das ações de combate a perdas de água, assegurando a disponibilidade do recurso, bem como a qualidade da água que é oferecida à população. Esse é um trabalho constante que ocorre em todos os bairros.

O Samae informa que, para evitar fraudes ou golpes, os servidores responsáveis estarão devidamente identificados com o uniforme oficial e com o veículo oficial da autarquia.

Mais informações: (47) 3091-2095