Obra na Rua Prefeito Leopoldo Schramm é paralisada por falta repasse do Governo do Estado

Obra foi iniciada em setembro e até agora foi executada com recursos próprios do município, mesmo com portaria do Plano 1000 garantindo o repasse.

Por conta da suspensão do repasse de recursos do Governo Estadual, acordados através do Plano 1000, a obra de revitalização do trecho 2 da Rua Prefeito Leopoldo Schramm, no Bairro Gaspar Grande foi paralisada. A obra foi iniciada em setembro de 2022, após a portaria do Governo do Estado garantir o aporte de R$5 milhões na obra. Para a execução da obra, o município antecipou a contrapartida e executou os trabalhos até agora. Porém, com o valor da contrapartida do município alcançado e a falta de repasse do Governo do Estado, as obras foram paralisadas.

A obra tem um custo total de R$ R$8.566.564,00, sendo R$3.566.564,00 pagos pela prefeitura e R$5 milhões do Governo Estadual. A Prefeitura já investiu a sua contrapartida para garantir que a obra fosse iniciada e executada até agora. Porém, o valor do Governo do Estado é essencial para a continuação e término da obra e ainda não foi enviado e segue sem previsão.

O valor deveria ser repassado para a Prefeitura através de convênio, conforme previsto em portaria publicada em 2022. Em Fevereiro de 2023 uma comitiva da Prefeitura de Gaspar e representantes da Associação de Municípios do Vale Europeu – AMVE, participaram de uma reunião promovida por deputados da região e Governo do Estado, que garantiu uma resposta ou previsão de pagamento dos compromissos assumidos pelo governo anterior ainda no início de março. Ainda sem previsão, prefeitos e AMVE continuam cobrando os repasses acordados.

O prefeito Kleber Wan-Dall, também esteve reunido com representantes do Governo para reivindicar valor das obras firmadas pelo Plano 1000, em Gaspar. “Foi reforçado com o secretário a importância desses recursos para o município. A cidade fez todo um planejamento e contávamos com esses repasses para dar continuidade nos trabalhos. Toda a população sofre com essa incerteza. Tínhamos outras obras com portaria, um compromisso oficial garantindo o repasse dos recursos, aguardando para começar e que tivemos que suspender e agora estamos buscando outros recursos. Porém, a Rua Prefeito Leopoldo Schramm já havia sido iniciada e precisamos que o compromisso seja mantido”, pontua Wan-Dall.

A execução da pavimentação e drenagem da Rua Pref. Leopoldo Schramm compreende o trecho entre a interseção com a Rua Rosalina Theiss e a bifurcação com as Estradas Geral Gaspar Grande e Estrada Geral da Garuba, em uma extensão de 2.062 metros. Entre os serviços que a obra recebe são a execução de camada de base e sub-base com rachão compactado, aplicação de concreto asfáltico, drenagem e sinalização.

Obras incluídas no Plano 1000

Além da pavimentação da Rua Pref. Leopoldo Schramm, Gaspar também aguarda recursos do Governo Estadual para a reurbanização do trecho 2 da Rua Frei Solano, que também receberia R$ 5 milhões, com contrapartida de cerca de R$1 milhão do município. O repasse de RS 1,1 milhão para a estruturação física da UTI Geral Adulta. Implantação do sistema de esgotamento sanitário, para os bairros Centro, Santa Terezinha e Sete de Setembro, para esta obra eram previstos a destinação de R$30 milhões de reais, além de R$ 5 milhões para iniciar a obra da segunda etapa do Parque Náutico.

Foto: Divulgação Secretaria de Obras