Samae envia água potável para população afetada com as chuvas no Rio Grande do Sul

Força-tarefa realiza envase de copos para distribuição

Gaspar continua a se mobilizar em diferentes frentes para auxiliar o povo gaúcho diante das intensas chuvas dos últimos dias. Aproximadamente 850 mil pessoas no estado do Rio Grande do Sul estão enfrentando escassez de água, e é por isso que o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Gaspar está liderando uma operação de emergência para o envase de copos d’água, que serão destinados à distribuição no estado.

As primeiras remessas de copos d’água do Samae foram despachadas na quinta-feira, dia 8, e nesta sexta-feira, dia 9, outro carregamento está programado para ser enviado diretamente à capital gaúcha. Além disso, o Samae está pronto para continuar apoiando com mais envios nos próximos dias.

O Samae de Gaspar possui uma máquina envasadora em operação desde março de 2022. Segundo dados fornecidos pela autarquia, mais de 200 mil copos plásticos foram produzidos até o momento, os quais são distribuídos em eventos municipais, instituições públicas, escolas, centros de desenvolvimento infantil, competições esportivas, entre outros.

Cada copo d’água contém, além das logomarcas oficiais do Samae e da Prefeitura de Gaspar, um carimbo indicando o prazo de validade e a data de fabricação, bem como informações que atendem aos padrões de potabilidade estabelecidos conforme os parâmetros analisados por meio de portaria expedida pelo Ministério da Saúde.

O prefeito Kleber Wan-Dall, exalta a dedicação dos servidores. “Elevo minhas preces pelo Rio Grande do Sul e toda a população que sofre com essa chuva. Ao mesmo tempo, quero destacar a dedicação exemplar dos servidores do Samae, que não mediram esforços para criar uma força-tarefa especial para enviar água potável às regiões mais necessitadas”, finaliza o prefeito.