Gaspar terá semana municipal de Proteção e Defesa Civil

Eventos ocorrem entres os dias 18 e 24 de maio, com diversas ações

Para marcar a semana da Semana Municipal de Proteção e Defesa Civil, a Prefeitura de Gaspar promove entre os dias 18 e 24 maio uma série de ações que abordarão os mais diferentes temas. A abertura oficial será realizada no dia 18 de maio, às 15h, no auditório da Prefeitura, com o lançamento de um dos maiores programas de habitação executado pelo município, o Lar Seguro.

O objetivo da Semana Municipal de Proteção e Defesa Civil é promover uma cultura global para a redução de risco de desastres, fortalecer a cooperação, resiliência e o debate sobre o tema da Defesa Civil. Além disso, tem a função de capacitar profissionais da área, voluntários e gestores municipais, com o foco na redução de risco de desastres.

Entre as ações estão marcadas uma blitz educativa, palestra com o tema “As enchentes e as enxurradas de Gaspar” ministrada pelo Doutor em Hidrologia e Professor na Universidade Regional de Blumenau (FURB) Ademar Cordero, simulado de Rota de Fuga em ambiente Escolar na EEB Olímpio Moretto, aula com os voluntários da Defesa Civil e aula sobre hidrologia e clima.

Além disso, durante a semana, a Superintendência de Defesa Civil fará o lançamento do Plano Municipal de Contingência, que estabelece ações de proteção. Ele foi elaborado em conjunto com todas as secretarias, autarquias e demais órgãos, como Corpo de Bombeiros e Polícia e organiza e prepara possíveis ações de respostas em determinadas situações.

De acordo com a superintendente de Defesa Civil, Ana Janaina de Medeiros, a programação foi pensada para aprimorar os trabalhos. “A gente não consegue evitar que desastres aconteçam, mas, com essas ações, conseguimos preparar nossos agentes, voluntários e comunidade para agir em determinados eventos adversos. É somente assim, com integração, que vamos construir uma sociedade mais resiliente”, pontua.

O prefeito Kleber Wan-Dall reforça que a Defesa Civil de Gaspar tem se estruturado nos últimos anos para atender cada vez melhor os gasparenses. “Hoje temos uma equipe técnica multidisciplinar e capacitada para dar o suporte para nossos cidadãos; temos um estudo de cotas de enchente que nos permite prevenir prejuízo maiores à nossa população; e seguimos buscandoo ferramentas e equipamentos para aprimorar esse trabalho”, salienta.

LAR SEGURO

O Programa Lar Seguro foi anunciado em 21 de fevereiro pelo prefeito Kleber Wan-Dall em evento realizado para anunciar o novo pacote de investimentos do Avança Gaspar. A intenção é construir aproximadamente 100 residências para realocar famílias que vivem em áreas de alto risco cadastradas pela Defesa Civil e famílias em vulnerabilidade social acompanhadas pela Diretoria de Habitação.

Confira a programação completa

18/maio – Abertura da Semana Municipal de Proteção e Defesa Civil com Lançamento do Programa Habitacional LAR SEGURO
Local: Auditório da Prefeitura

19/maio – Blitz Educativa
Local: Praça da Prefeitura

19/maio – Palestra “As enchentes e as enxurradas de Gaspar” com Professor Ademar Cordero, Dr. em Hidrologia e Professor na Universidade Regional de Blumenau – FURB.
Local: Auditório SEMED

20/maio – Simulado de Rota de Fuga em ambiente Escolar
Horário: 9h30 e 13h30
Local: EEB Olímpio Moretto