Voluntários da Defesa Civil recebem capacitação sobre animais peçonhentos

Mais uma etapa do treinamento de voluntários foi realizada nesta semana

Na última quarta-feira, 17 de abril, a Defesa Civil de Gaspar promoveu mais uma etapa do Curso de Voluntário. O curso tem como objetivo garantir que os voluntários estejam aptos a atuar pela Defesa Civil nas mais diferentes adversidades. Nesta semana o objetivo foi ensinar sobre a intoxicação causada por animais venenosos e peçonhentos.

O treinamento foi ministrado pelo professor e mestre em biologia Amilton Berkenbrock. Os voluntários, bombeiros, membros do Rotary, Combate a Endemias e da Superintendência do Meio Ambiente também participaram do curso e tiveram a oportunidade de conhecer mais a fundo sobre quais animais são e quando são perigosos para os humanos. Além de aprender a como manusear esses animais de forma segura e eficiente, sem se por em risco e causar danos ao animais.

O professor Amilton abordou temas como envenenamento por insetos, bactérias e vírus transmitidas por roedores, lagartas venenosas. Falou sobre envenenamento por aranhas, manuseio e a importância de anfíbios como o sapo para o ecossistema, e manuseio de serpentes da nossa região e seus benefícios para a comunidade.

“É extremante importante que além dos agentes, os voluntários e até mesmo toda a comunidade tenha mais conhecimento sobre a biologia e a importância desses animais para a comunidade como um todo. As serpentes, por exemplo, são imprescindíveis na fabricação de medicamentos para pressão alta, diabetes e quimioterápicos para o tratamento do câncer, além de se alimentarem de animais transmissores de doenças. Mas, só podem fazer isso se estiverem vivas!”, destaca o professor.

Esse foi o terceiro de 11 encontros que serão realizados até o inicio de junho. Os voluntários serão capacitados para atuar nas mais diversas áreas da Defesa Civil, como: Gerenciamento e atendimento em Abrigo, acidentes envolvendo animais venenosos e peçonhentos, geologia, deslizamentos, movimentos de massa e áreas de risco, aula prática de remo, suporte básico de vida e avaliação de sinais vitais, fraturas, ferimentos e imobilizações, produtos perigosos, clima e hidrologia, métodos de extinção de incêndios e também treinamento operacional.