Secretaria da Saúde alerta sobre sintomas de dengue

É necessário procurar atendimento nos primeiros sintomas pois risco de agravamento diminui com o atendimento precoce

A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde, alerta a população para que, diante dos primeiros sintomas de dengue, procure o Centro de Hidratação e Atendimento à Dengue ou as Estratégias Saúde da Família. Dessa forma, o diagnóstico da doença pode ser oportuno e a eliminação dos riscos de agravamento, que podem levar a óbito.

Os principais sintomas da dengue são febre alta, entre 39°C e 40°C, com duração de dois a sete dias; dor de cabeça, atrás dos olhos, no corpo e nas articulações; mal-estar geral; náusea; vômito; diarreia; e manchas vermelhas na pele, com ou sem coceira. “A atenção aos sintomas é fundamental. Algumas pessoas negligenciam os sinais e, ao procurar atendimento, já estão com quadros mais graves da doença. Nesse momento, manter uma boa hidratação, por exemplo, é importantíssimo”, afirma o secretário de Saúde, José Carlos de Carvalho Junior.

Desde quinta-feira, dia 19, o Centro de Hidratação e Atendimento à Dengue já atendeu quase 500 pessoas. Além disso, 321 pessoas precisaram realizar hidratação, o que é indicado quando o paciente apresenta a Dengue tipo B, que pode apresentar um risco maior de gravidade.

O Centro de Atendimento à Dengue foi aberto após decisão da Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde, devido ao aumento do número de casos suspeitos de dengue. A estrutura está localizada na Rua Coronel Aristiliano Ramos, 453, nos fundos, ao lado da Biblioteca Dom Daniel Hostins. O funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 15h.

No atendimento médico, a pessoa é avaliada quanto aos fatores de risco, como idade avançada, comorbidades e o quadro da doença, por meio de diagnóstico clínico e exames laboratoriais. O diagnóstico de casos suspeitos deve levar em consideração questões epidemiológicas, como, por exemplo, se o local de moradia ou trabalho do paciente é infestado pelo mosquito Aedes aegypti ou se existem outras pessoas com dengue na região.

Não existe tratamento específico para a dengue, o manejo das pessoas doentes é realizado de forma a reduzir as dores, a febre e auxiliar na reposição de líquidos, para evitar a desidratação. Em muitos casos, é necessário aplicar soro na veia para reidratação.

Em situações de agravamento, o paciente apresenta sinais de alerta, como dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, derrames e sangramentos e hipotensão arterial, e deve ser encaminhado para atendimento hospitalar.

Boletim

Dados divulgados na sexta-feira, dia 19, informam 125 casos confirmados da doença, 327 casos em investigação, além de 15 focos do mosquito Aedes aegypti identificados no período de 10 de março a 17 de abril. No acumulado desde janeiro, Gaspar contabiliza 348 casos de dengue e 467 focos do mosquito.