Saúde e Educação se unem no combate à dengue

Nesta segunda-feira, dia 26, foi realizada uma reunião com representantes de instituições escolares

Um plano de trabalho conjunto entre as equipes da Secretaria de Saúde e Educação para prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti nas escolas e residências do município foi o tema de uma reunião realizada nesta segunda-feira, dia 26, com diretores de escolas municipais, estaduais, privadas, além de Centros de Desenvolvimento Infantil (CDIs) e centros universitários.

O objetivo da reunião foi discutir estratégias com os representantes das instituições educacionais que envolvam a conscientização da comunidade escolar sobre a dengue. Durante a reunião, as equipes da Vigilância em Endemias apresentaram dados preocupantes sobre a incidência de dengue em Gaspar.

Além disso, a Secretaria de Saúde, por meio da equipe interna de Educação Permanente, iniciará um projeto teatral nas escolas, envolvendo os alunos de maneira lúdica e educativa. A ideia é que as crianças aprendam sobre os cuidados e prevenção, para posteriormente disseminarem o conhecimento aos familiares e à comunidade, promovendo a adoção de práticas preventivas por toda a população.

Esse trabalho conjunto faz parte de uma série de ações da Prefeitura de Gaspar, através da Sala de Situação de Dengue, que reúne diversas secretarias municipais e representantes da sociedade civil, a fim de definir estratégias diante de um cenário de alerta.

A maior preocupação no momento é a possibilidade de aumento do nível de alerta, especialmente devido às condições climáticas favoráveis à proliferação do mosquito, como chuvas e calor intenso. O país como um todo enfrenta um período de alerta devido ao aumento de casos de Dengue, e o Governo de Santa Catarina já decretou situação de emergência.

Diariamente, os agentes de endemias realizam vistorias em domicílios para identificar locais que possam acumular água. Mais de 90% dos criadouros encontrados estão no interior das residências, como pratinhos de vasos, reservatórios de geladeira e ralos.

A Dengue é transmitida pela fêmea do mosquito Aedes aegypti, e os sintomas podem incluir febre alta, dor atrás dos olhos e dor muscular intensa. Em caso de suspeita, a pessoa deve procurar a unidade de saúde mais próxima para os devidos encaminhamentos. Em casos de dengue hemorrágica, o paciente necessitará de suporte hospitalar.