Samae alerta para o consumo consciente de água

Autarquia ainda registra alta turbidez na água do Rio Itajaí-Açu

Com o atual período de alta turbidez na água do Rio Itajaí-Açu, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Gaspar – Samae reforça a necessidade do uso consciente e economia de água. O sistema de tratamento e distribuição de água foi restabelecido durante a madrugada desta segunda-feira (23) os reservatórios estão cheios e todas as regiões estão abastecidas.

A turbidez indica a quantidade de substâncias na água do rio (areia, folhas e sedimentos em geral), que aumenta quando ocorrem chuvas intensas, como as que ocorreram na última semana no Médio Vale do Itajaí. A turbidez não altera a qualidade da água tratada fornecida pelo Samae, porém, quando a turbidez no rio está elevada, a produção é mais lenta justamente para garantir que a água fornecida continue dentro dos padrões de qualidade exigidos.

Por isso, com o consumo elevado de água, muito acima do que é usado normalmente, aliado com a turbidez da água, as Estações de Tratamento de Água (ETAs I e II) operam com a capacidade máxima e isso pode ocasionar a baixa pressão e consequentemente a falta de água nas residências. Por esse motivo, a autarquia orienta que a água seja usada da forma mais econômica possível, evitando-se especialmente ações como lavar calçadas, pátios e carros.

O diretor-presidente do Samae Gaspar, Cleverton João Batista, explica que a população deve utilizar a água de forma consciente. “Estamos passando por um momento atípico e buscamos trabalhar para otimizar o sistema e distribuição de água. Contudo, o gasto desnecessário neste momento, pode impactar totalmente qualidade dos serviços prestados. Cada consumidor precisa colocar em prática pequena atitudes, que embora sejam simples, podem evitar o desabastecimento”, comenta o diretor.

ALGUMAS DICAS PARA ECONOMIZAR ÁGUA:

• Tome banhos de no máximo 10 minutos,
• Feche a torneira enquanto escova os dentes;
• Se utiliza máquina de lavar, faça isso com o equipamento cheio (apenas quando tiver carga suficiente para completá-lo)
• Feche a torneira ao esfregar as louças;
• Evite utilizar a mangueira para lavagem de veículos. Opte pelo balde;
• Evite a mangueira para regar plantas. Use regador;
• Não use mangueira para limpeza de calçada. Utilize vassoura;
• Sempre que possível, reutilize água (a água que sai da máquina de lavar, por exemplo, pode ser usada para lavar quintal, banheiro, calçada etc.);
• Não utilize o vaso sanitário como lixeira;
• Identifique possíveis vazamentos internos e, se constatados, faça os devidos reparos;
• Em caso de vazamentos na rede, entre em contato imediato com o Samae.

Problemas, dúvidas e sugestões podem ser realizadas através do número: WhatsApp (47) 3091-2095 de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.