Alunos da rede municipal e estadual podem solicitar vale transporte gratuito para 2023

Objetivo é combater a evasão escolar e proporcionar o deslocamento com mais segurança

A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Educação e Diretoria de Transporte Coletivo oferece transporte escolar gratuito aos estudantes pertencentes à rede pública municipal e estadual de ensino, durante o ano letivo de 2023. Os alunos da rede estadual são beneficiados através de um acordo entre o Governo de Santa Catarina e os municípios. O objetivo do transporte escolar gratuito é de combater a evasão escolar, bem como proporcionar um deslocamento com segurança, agilidade e conforto.

O transporte gratuito é oferecido em duas modalidades: Transporte com ônibus escolares nas localidades rurais ou onde não há transporte público, ou crédito estudantil, com o passe escolar, para os estudantes que residem onde há transporte coletivo convencional. Além disso, o estudante deve residir pelo menos 3km de distância da unidade escolar.

Em 2022, aproximadamente 2.289 alunos foram contemplados com a gratuidade do transporte escolar. As famílias interessadas e que se enquadram nos critérios, devem procurar a secretaria da escola que o aluno frequenta e fazer a solicitação do serviço. Os estudantes que não se encaixam nos critérios da gratuidade, têm o direito de adquirir os passes de ônibus com 50% de desconto mediante cadastro na Expresso Presidente, empresa que faz o transporte em Gaspar. Pais e responsáveis devem realizar o cadastro e recadastro do Cartão Estudante, pois só será concedido o benefício da meia entrada com o cartão em mãos.

A SEMED também realiza o transporte escolar com a frota exclusiva. Os veículos próprios atendem os alunos que residem em comunidades afastadas e estudam na EEB Angelica Costa, EEB Ervino Venturi, EEB Zenaide Schmitt Costa, EEB Norma Mônica Sabel, EEB Luiz Franzoi. As escolas EEB Belchior, EEB Frei Policarpo são atendidas com passe escolar pela Expresso Presidente. Já a Escola Vitório Anacleto Cardoso é atendida tanto pelo passe escolar quanto por veículo fretado.

Recadastro Expresso Presidente

Pais e responsáveis de alunos que utilizam o transporte coletivo, que devem realizar o cadastro e recadastro de todos os alunos que vão utilizar o ‘Cartão Estudante’ durante o ano de 2023. O recadastro é realizado na sede da Expresso Presidente, na Rua José Honorato Muller, 305, Bairro Coloninha, das 8h às 18h, sem intervalo.

Para a realização do recadastro, o aluno deverá comparecer no local munido de documentos de identidade, além do atestado de frequência atualizado da unidade escolar e o cartão do vale transporte.

No cadastro (novo cartão) é indispensável à presença do aluno, pois o mesmo será fotografado. Atestado de matrícula ou frequência vigente, assinado com o carimbo da instituição. Documentos pessoais do aluno (foto ou RG) e comprovante de endereço recente no nome dos pais ou alunos. Todos os documentos devem ser originais.

Os alunos que utilizam o vale transporte gratuito para estudantes, fornecidos pela Secretaria de Educação, também devem realizar o cadastro. Todos os alunos em vulnerabilidade social, beneficiários do Auxílio Brasil, possuem direito à gratuidade, assim como os que residem em comunidades afastadas de unidades escolares.