Prefeitura terá Central de Hidratação para pacientes com dengue

Novo serviço na Policlínica Municipal agiliza atendimento da doença

Em Gaspar, os pacientes com casos confirmados de dengue passam a contar com a Central de Hidratação. O serviço inicia a partir de terça-feira, dia 19, das 7h às 13h, e está instalado na Policlínica Municipal Dr. Valmor Bedusch. A estrutura conta com 10 leitos de observação e medicação.

A Central de Hidratação é um espaço destinado especificamente para pacientes que já receberam atendimento prévio em uma Estratégia Saúde da Família (ESF) e foram encaminhados com suspeita de Dengue.

No local, haverá profissionais que coletarão sangue para a realização de hemogramas. Os exames são coletados de acordo com a avaliação do profissional de saúde em pacientes para avaliar o nível das plaquetas e hidratação, além de avaliar a melhor conduta e o manejo adequado do paciente em cada situação.

O resultado do exame demora em torno de 2 horas, tempo durante o qual os pacientes ficam acolhidos no espaço específico, já recebendo hidratação e medicação conforme a avaliação médica.

Os pacientes com sintomas como febre alta, falta de apetite, cansaço, dor ao movimentar os olhos e dor muscular devem procurar as ESFs para avaliação com o profissional. Diferentemente da Covid, a dengue requer hidratação, por isso é importante beber bastante água durante o tratamento.

O prefeito Kleber Wan-Dall, comenta sobre o novo serviço. “Estamos implementando todas as medidas necessárias para garantir um atendimento de qualidade à nossa população. A inauguração dessa nova sala certamente contribuirá para agilizar os atendimentos, já que os casos só aumentam. Apesar de todas essas medidas, é necessário o apoio e colaboração da comunidade para superarmos esse desafio juntos”, conta o prefeito.

Confira as orientações para evitar a reprodução do Aedes aegypti:

• Evitar usar pratos nos vasos de plantas. Se utilizar, colocar areia até a borda;
  • Guardar garrafas com o gargalo virado para baixo;
  • Deixar lixeiras tampadas;
  • Deixar os depósitos para guardar água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água;
  • Tratar a água da piscina com cloro e limpá-la uma vez por semana;
  • Manter ralos fechados e desentupidos;
  • Lavar com escova os potes de comida e de água dos animais no mínimo uma vez por semana;
  • Retirar a água acumulada em lajes e verificar as calhas para evitar acúmulo de água;
  • Dar descarga no mínimo uma vez por semana em banheiros pouco usados;
  • Manter fechada a tampa do vaso sanitário;
  • Evitar o acúmulo de entulho ou descarte de lixo em terrenos baldios, pois ele pode se tornar local de foco do mosquito da dengue;
  • Verifique se há água parada no reservatório que fica nos fundos do refrigerador;
  • Guarde pneus e outros objetos que possam acumular água em local fechado.