Processo de brincagem mobiliza equipe da CIDASC

Aproximadamente 16 mil animais, entre bovinos e bubalinos, devem receber o brinco de identificação e serem cadastrados pela equipe da Cidasc (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina) em Gaspar. O processo de brincagem foi iniciado em 1o de junho. Em Gaspar, a distribuição dos kits foi intensificada a partir de sete de julho, após a realização da ExpoGaspar de 2008.

Até agora, entre 600 e 650 proprietários de animais da cidade já procuraram o Cidasc para efetuar o cadastro. Segundo Laerte Quadros, coordenador do Programa de Identificação Bovina e Bubalina, o novo sistema cadastra apenas proprietários de animais. Para realizar o cadastro é necessário apresentar CPF e demais dados da propriedade rural diretamente no prédio da Cidasc, que está localizado na rua Barão do Rio Branco, bairro Santa Terezinha, número 909.

Após o cadastro, o proprietário recebe o kit que contém brincos, formulários praticamente preenchidos (falta apenas preencher se cada animal é macho ou fêmea, se é leiteiro ou de corte, e a idade), a "formiga" (peça para contenção do animal), alicate para aplicação e cartilha explicativa. "A aplicação é de competência do criador. Cabe aos funcionários da Cidasc e da Secretaria de Agricultura, que muito nos auxilia no processo, realizar a orientação sobre o processo e sobre a aplicação", afirma Laerte Quadros.

A entrega de kits será realizada até dia 30 de setembro. Após a data, funcionários da Cidasc iniciam a fiscalização dos rebanhos. Caso os animais não estejam identificados, o proprietário pode sofrer as sanções cabíveis em lei.

A medida, pioneira no país quanto à aplicação de brincos com código de barra, tem como objetivo a identificação de animais de corte que foram criados em zonas livres de febre aftosa. No caso de Santa Catarina, o rebanho recebe o título de zona livre de febre aftosa sem vacinação, o que valoriza ainda mais a produção.

O estado está livre da doença desde 1992. Em março de 2000, Santa Catarina recebeu o certificado de zona livre de febre aftosa sem vacinação do Ministério da Agricultura do Brasil. Já no ano passado, em 25 de maio, recebeu o mesmo certificado da maior entidade do gênero no mundo, a OIE (Organização Internacional de Epizotias). O certificado internacional é o primeiro recebido por um estado brasileiro e é raríssimo no mundo, geralmente sendo entregue a países.

"Só fazemos um apelo aos criadores para que não deixem para a última hora, evitando assim, contratempos", ressalta Laerte.

Fonte: Cidasc, fone: 3332-3837
            Secretaria de Agricultura, fone 3332-2990