Três entidades de Gaspar recebem recursos do FIA

Recursos provenientes do Fundo de Infância e Adolescência (FIA) foram repassados a três entidades que atuam no desenvolvimento social e do esporte em Gaspar. O repasse foi realizado na manhã desta terça-feira, 15, no auditório do Ditran, na Prefeitura. Os recursos já estavam previstos pelo FIA, que destina 1% das verbas do orçamento municipal a ações e projetos sociais.

Em solenidade, foram entregues cheques simbólicos a representantes das três entidades. A Associação de Pais e Amigos do Futebol Menor do Tupi recebeu repasse de R$ 36.321,00 para manutenção da escolinha de Futebol do Clube Atlético Tupi. Já a Associação de Treinamento Hípico, Saúde Animal e Preservação Ambiental Paraíso Eqüestre (ATHIPE) recebeu repasse de R$ 24 mil para custeio do projeto "Futuro a galope". A terceira entidade beneficiada foi a Associação de Pais e Professores do Centro Educativo Maria Hendricks, que recebeu, com dois projetos, uma verba de R$ 6.270,81.

As entidades serão monitoradas durante os anos de 2008 e 2009.

Escolinha de Futebol do Clube Atlético Tupi

Cerca de 300 crianças são beneficiadas com o projeto que possui como objetivo principal o apoio ao desenvolvimento do esporte, em sua função social de integração e socialização. A escola realiza treinamentos e participa de competições com crianças e jovens do sexo masculino de três a dezessete anos. "Buscamos, através do esporte, que os jovens tenham um futuro melhor. Os resultados têm sido excelentes, mas não podemos parar. Os recursos são importantes para dar continuidade aos trabalhos", afirma Wanderlei Knopp, presidente do Clube Atlético Tupi. Segundo ele, existem cobranças de que a escolinha passe a agregar também atletas femininas.

ATHIPE

Criada há seis anos em Gaspar, a Associação apresenta o hipismo a crianças e jovens carentes do município. As aulas e treinos acontecem às quartas-feiras, no período matutino, e sextas-feiras, no período vespertino. Um total de 30 crianças são beneficiadas com o projeto. Segundo o representante da ATHIPE, Nelson Delucki, o projeto é importante pois reúne socialização, parte lúdica e respeito. "As crianças participantes adoram os dias de treino. Eles ficam alucinados, se preparam e tentam sempre chegar no horário", aponta Deluck, lembrando que o hipismo é um dos únicos esportes olímpicos em que homens e mulheres disputam em igualdade de condições.

Centro Educativo Maria Hendricks

O centro é responsável pelo atendimento de crianças em contra-turno escolar. No local são realizadas diversas atividades que primam pelo desenvolvimento social e pedagógico de cada estudante. Adolescentes de seis a 17 anos são atendidos pelo centro que já possui 22 anos de atividades realizadas.

Fonte: Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), fone: 3397-0068
            Secretaria de Desenvolvimento Social, fone: 3397-1094
            Fundação Municipal de Esportes, fone: 3332-2679