Desenvolvimento Social prepara folder de combate à exploração sexual infantil

Representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social, da Secretaria da Educação, da Secretaria da Saúde estarão reunidos na manhã desta terça-feira, 15, para selecionar frases e desenhos que irão compor o novo folder da Secretaria de Desenvolvimento Social. O folder irá fazer parte do material de divulgação da campanha contra o Abuso e a Exploração Sexual infantil. Atualmente, a secretaria trabalha com 28 casos de abuso e exploração sexual de menores no município.

O material será entregue a professores e diretores de escolas municipais. Frases, desenhos e cartazes foram desenvolvidos por estudantes de Gaspar para inclusão no folder. A seleção dos elementos que irão compor o folder acontece na manhã desta terça-feira. Aproximadamente 10 representantes irão realizar a seleção dos trabalhos.

Além do desenho e das frases, o folder irá conter também orientações em relação aos procedimentos que responsáveis pelas crianças e professores devem seguir para realizar denuncias, e como podem perceber que crianças estão envolvidas em casos de abuso sexual. Bons alunos que passam a agir com desinteresse, alunos tristes ou agressivos podem significar que estão enfrentando problemas sérios.

Sobre o problema

O problema de abuso e exploração infantil afeta pelo menos 28 crianças no município. A maior parte dos casos ocorre, segundo a secretária, nos bairros Bateias e Barracão. Antes do programa Sentinela, a Secretaria trabalhava com apenas quatro casos. Apenas a partir do programa é que familiares e professores começaram a ter confiança e denunciar. O programa do governo federal "Sentinela" está sendo desenvolvido na cidade desde julho de 2007.

Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Social, fone: 3397-1094.

Diretoria de Comunicação

Prefeitura Municipal de Gaspar