Gaspar discute Educação

Técnicos, professores e diretores da secretaria de Educação deram início hoje, 14, a um encontro de 3 dias para discutir e criar o Plano de Ações Articuladas (PAR). Ao final do encontro, será possível perceber onde o município deve atuar nos próximos anos.

Os participantes do encontro, 12 ao total, precisam responder e analisar a uma pesquisa preparada pelo Ministério da Educação composta de 52 itens, que irá traçar o panorama do município. A pesquisa tem como objetivo perceber quais são as ações que gestores municipais e federais precisam incentivar em seus municípios. Com o resultado das respostas será criado um diagnóstico que identificará os principais problemas enfrentados pelos setores de educação em cada cidade. Na seqüência, será possível realizar pedidos de recursos ao governo federal que poderão ser investidos em área técnica (de formação de pessoal) ou em construção e reforma de estabelecimentos de ensino.

A partir de agora, apenas as secretarias municipais de educação que possuírem o PAR, poderão reivindicar investimentos. Para a criação do PAR é necessário muito empenho, pois o projeto precisa ser pensado em um horizonte de quatro anos.

Com o alto índice obtido no IDEB, divulgado na última terça-feira, 08, maior do que o alcançado em Blumenau, Brusque, Itajaí e Florianópolis, por exemplo, a educação de Gaspar se coloca como uma das melhores do Vale do Itajaí e do estado de Santa Catarina. Por isso, o município de Gaspar não conta com um técnico do Ministério da Educação para criação do PAR. Apenas municípios que não atingiram as metas tiveram a participação do técnico.

O índice, segundo dados do Ministério de Educação, foi de 5,1 nas séries iniciais (de 1a a 4a) e de 4,4 nas séries finais (5a a 9a). A análise é referente ao ano de 2007. A meta estabelecida pelo Ministério de Educação era de 4,6 e 3,9. Em 2005, os índices estavam em 4,5 para as séries iniciais e 3,9, para as séries finais.

Jornada Curitibana

Ainda discutindo Educação, 20 profissionais do setor estiveram em Curitiba participando da Jornada Curitibana. Com o tema principal "Dificuldades de Aprendizagem e Ensino", o encontro reuniu gestores, professores e diretores de escola e terminou no sábado, 12. Foram 32 eventos, entre conferências, palestras e oficinas.

Fonte: Secretaria da Educação, fone: 3332-8982

Prefeitura Municipal de Gaspar