Campanha de prevenção à meningite é intensificada em Gaspar

Campanha de prevenção à meningite é intensificada em Gaspar A Secretaria Municipal de Saúde intensificou a campanha de prevenção à Meningite. A doença ocorre – e pode matar – durante todo o ano, mas é exatamente durante os meses de inverno que os casos são mais comuns. Com seis casos confirmados desde janeiro no município (05 virais e 01 bacteriana) a Secretaria entra na batalha para informar pais, profissionais da saúde e mídia evitando novos casos da doença. Higiene corporal, higiene nos ambientes, sol e ar fresco são essenciais para manter crianças e idosos longe da meningite. 

A campanha de informação tem dois públicos-alvo, os responsáveis pelas crianças e os profissionais de saúde. É importante que mães e pais conheçam os sintomas da meningite, que podem ser muitas vezes confundidos com sintomas de gripes e resfriados. Vômitos, febre alta, forte dor de cabeça, rigidez na nuca e manchas avermelhadas pelo corpo são os principais sintomas da doença. Todos podem ser percebidos pelos responsáveis. “Assim que perceberem esses sintomas nas crianças, os pais devem conduzi-las diretamente a serviços hospitalares, o mais rápido possível”, explica a enfermeira da Vigilância Sanitária Angelita Wisbeck.

 Nos hospitais – e não em postos de saúde – os médicos precisam realizar os exames adequados para precisar o diagnóstico e o tratamento. “A meningite é curável, mas precisa ser diagnosticada rapidamente”, indica Angelita. Existem dois tipos de meningite. A viral não costuma matar e é mais comum no verão. Os casos de meningite bacteriana são mais graves e geralmente ocorrem no inverno. “Isso porque é durante os meses mais frios que as pessoas acabam ficando mais próximas, com janelas fechadas, permitindo que a bactéria se espalhe mais facilmente”.  

Fonte: Vigilância Sanitária e Epidemiológica, fone: 3332-2020 

Diretoria de Comunicação

Prefeitura Municipal de Gaspar

Rua Coronel Aristiliano Ramos, 435

Praça Getúlio Vargas

Telefone: 3332-2138, ramal 203