Estado doa instrumentos à Banda São Pedro

Parte dos integrantes da Banda Clube Musical São Pedro estiveram na sexta-feira, 29/06, em Florianópolis participando do Programa Nacional %u201CBandas de Música%u201D.

O evento é promovido pelo Governo do Estado de Santa Catarina, através da Secretaria Estadual da Cultura, Turismo e Esporte, em parceria com a Fundação Catarinense de Cultura e a Fundação Nacional de Artes do Ministério da Cultura, através do seu Centro de Música (FUNARTE).

Durante o evento na Capital do Estado, a Banda São Pedro recebeu novos instrumentos da Fundação Nacional de Arte. A Banda foi contemplada com uma tuba, um trompete, uma trompa, dois trombones, uma flauta, dois clarinetes, um bombardino. De acordo com o maestro Jaqueson Marquesini, “os novos instrumentos, além de serem um incentivo a mais aos alunos, melhorarão consideravelmente a melodia e afinação do repertório musical da Banda São Pedro. E isso abrilhantará ainda mais as próximas apresentações ao público”.

Para a Diretora de Captação e Recursos e representante da Prefeitura Municipal de Gaspar no evento, Marise Heinig, “o reconhecimento que a Banda São Pedro recebeu ao ser contemplada com o projeto %u2018Bandas de Santa Catarina%u2019 é uma prova da valorização dos talentos da Banda que sempre está presente nos eventos do município”.

Sobre o projeto – O Programa Nacional Bandas de Música (Projeto Bandas) foi criado na Fundação Nacional de Arte (FUNARTE) do Ministério da Cultura, em 1976 e ampliado em 1981. De 1996 a 2002 Santa Catarina atingiu um total de 86 bandas parceiras no programa. Atualmente são 103. Sem contar a enorme quantidade de corporações na lista de solicitação de adentrarem ao programa.

Em parceria com os Órgãos Estaduais de Cultura e Prefeituras Municipais, o Programa tem como objetivo incentivar a manutenção de Bandas Musicais, públicas ou privadas, através da doação de instrumentos musicais, promoção e apoio à realização de cursos para formação e aperfeiçoamento de mestres e instrumentistas de bandas, cursos de manutenção e reparos de instrumentos musicais e a poio à publicação e distribuição de partituras musicais para bandas de música.

Realizado em parceria com a Fundação Nacional da Arte e Fundação Catarinense de Cultura, a idéia é fazer com que o programa atinja as mais de 600 corporações existentes no Estado, abrangendo todas as modalidades, podendo atender, os 50.000 músicos envolvidos, obtendo um recorde de ações conjuntas e orientações técnicas, oficinas, concertos e paradas para um verdadeiro %u201Cdespertar%u201D da música instrumental e inclusão social através deste movimento.