15ª edição do FEC inicia quinta

Acontece nos dias 06 e 07 de julho, durante a realização da 13ª edição do Festival de Inverno de Gaspar (Festinver) um dos eventos mais tradicionais do Município: o 15º Festival Escolar da Canção (FEC), que este ano teve record de inscritos. Todas as apresentações, com a participação de alunos das escolas de Gaspar, das redes municipal, estadual e particular, serão realizadas na Tenda Cultural do Festinver, anexa ao Centro Integrado de Eventos Prefeito João dos Santos, às 19h.

Dividido em nove categorias (A,B,C,D, E, F, G, H, I), o Festival vai reunir canções de todos os gêneros, com composições próprias ou cover. A categoria "A" é direcionada para alunos de 07 a 13 anos; a "B" para alunos de 14 a 16 anos; a "C" para adolescentes matriculados no Ensino Médio e a categoria "D" para diretores, professores e funcionários das instituições de ensino. A categoria "E" é exclusiva para pais de alunos; a "F" tem a participação livre; a categoria "G" é direcionada somente para compositores gasparenses; a "H" tem a participação apenas de bandas; e a "I" é a categoria internacional, direcionada apenas à apresentação, ou seja, não concorre a nenhum dos troféus de 1º, 2º ou 3º lugar.

Na quinta-feira, 6, apresentam-se os inscritos nas categorias A, C, E, G e I. Já na sexta-feira 7, apresentam-se as categorias B, D, F H. Os participantes serão analisados por cinco jurados, que só serão conhecidos no dia da competição. Todos os jurados são pessoas de renome e que estão envolvidas na área da música. Os organizadores lembram que serão analisados os seguintes critérios: dicção, ritmo, afinação e expressão corporal de cada participante.

Os ensaios serão realizados no dia das apresentações, das 8h às 12h e das 13h ás 18. Não será permitida a passagem do som no momento da apresentação.
Cada candidato terá quatro minutos a partir da hora da sua chamada para iniciar a apresentação, se ultrapassar este tempo, será desclassificado.