Gaspar combate anemia com Programa de orientação e suplementação

A Prefeitura Municipal de Gaspar, através da Secretaria de Saúde, em parceria com o Governo Federal, através do Ministério da Saúde, implanta a partir de julho o Programa Saúde de Ferro, para a redução e a prevenção da anemia por carência de ferro.

A deficiência nutricional causada pela falta do ferro atinge, no Brasil, em torno de 50% das crianças menores de 5 anos e 30% das gestantes. Os outros 20% correspondem a pessoas de diversas faixas etárias.

Quando ingerido na quantidade correta, o ferro reduz o nascimento de crianças prematuras e de baixo peso, e o risco de morte materna no parto e no pós-parto. Também melhora a capacidade de aprendizagem da criança e a resistência às infecções.

A anemia ferropiva, como é chamada a carência, é decorrente da falta de ferro no sangue, causada geralmente pela ingestão insuficiente de alimentos que contenham o mineral. O ferro é indispensável à produção da hemoglobina, pigmento dos glóbulos vermelhos, que transporta o oxigênio. Pode ser encontrado em alimentos de origem animal como as carnes bovina, de porco e de frango. O feijão também é um alimento rico em ferro, mas sua absorção pelo organismo ocorre de forma mais eficaz se associado a algum alimento que contenha vitamina C, como laranja e a cenoura.

Para combater o problema e a falta de informação, o Programa Saúde de Ferro, além de conscientizar as pessoas para o problema e orientá-las nutricionalmente, distribuirá gratuitamente nas unidades básicas de saúde suplementos de ferro. O Programa é dirigido aos grupos que apresentam maior vulnerabilidade: crianças de 6 a 18 meses, gestantes a partir da 20ª semana de gestação e mulheres no pós-parto e pós-aborto.

Em Gaspar o Programa será desenvolvido pelos Agentes Comunitários de Saúde que também serão responsáveis pelo monitoramento das famílias assistidas pelo Saúde de Ferro.