Campanha contra a Paralisia Infantil continua em

A Secretaria Municipal de Saúde prorrogou a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite até o próximo dia 23 de junho.  A prorrogação da Campanha acontece em todo o Estado de Santa Catarina. Em Gaspar todos os Postos de Saúde estarão atendendo as crianças menores de cinco anos que devem receber as duas gotinhas de saúde.

A primeira etapa da Campanha Contra a Paralisia Infantil teve início no dia 5 de junho e a meta é alcançar um percentual de cobertura de 95%. Os índices alcançados até o dia 16 de junho, prazo previsto para o encerramento da campanha, não foram os esperados no Estado, determinando assim a prorrogação da campanha. A segunda etapa da campanha em 2006 será no próximo semestre.

O objetivo principal das campanhas de vacinação é manter o território brasileiro livre da circulação do poliovírus. Para isto é preciso vacinar 95% da população menor de cinco anos e conseguir que pelo menos 80% dos municípios alcancem esta meta. Em Santa Catarina, os últimos casos confirmados de poliomielite foram em agosto de 1989. Em 1994, o continente americano recebeu a certificação da erradicação da Poliomielite pela Organização Mundial de Saúde. Há 16 anos não são registrados casos da doença no Brasil.

Duas gotinhas, que não doem nada, podem evitar uma doença grave causada por um enterovírus, denominado poliovírus. A poliomielite ou paralisia flácida aguda é mais comum em crianças, mas também ocorre em adultos. A transmissão do poliovírus chamado de selvagem pode se dar de pessoa a pessoa, através de contato fecal-oral, o que é crítico em situações onde as condições sanitárias e de higiene são inadequadas. Crianças de baixa idade, ainda sem hábitos de higiene desenvolvidos, estão particularmente sob risco.