Terreno do camelódromo pode ser vendido

TERRENO DO CAMELÓDROMO PODE SER VENDIDO

A Prefeitura Municipal de Gaspar encaminhou à Câmara de Vereadores um Projeto de Lei que autoriza o município alienar, mediante licitação, o terreno em que hoje se situa o camelódromo.

O Terreno fica em frente à rua Coronel Aristiliano Ramos, os fundos ficam na divisa com o rio, o lado direito tem limite com as terras de Henrique Stanke e o esquerdo com terra de Lauro Zimmermann.

Avaliado em R$ 569.420,00, o terreno foi adquirido pelo prefeito Evaristo Francisco Spengler em outubro de 1968 pelo valor de NCr$ 18.000,00 (dezoito mil cruzeiros novos) para que ali se localizasse a nova "garagem" da prefeitura, ou seja, a Secretaria de Obras da época. No galpão de alvenaria, coberto com telhas, funcionava a Oficina Mecânica São Cristóvão, de propriedade de Bertholdo Bornhausen e Lauro Zimmermann .

Cerca de 22 anos após a aquisição o imóvel foi cedido para ser usado na exploração de comércio de bijuterias, através do instituto de permissão de uso, conforme o Decreto nº 448/92.

"E como o terreno não está sendo usado para uma finalidade verdadeiramente pública, consideramos oportuna a alienação", fala o Prefeito Adilson Schmit.

O capital adquirido com a venda do imóvel será investido na aquisição de novos bens para a edificação de equipamentos urbanos. Cerca de 30% do valor total o Poder Executivo empregará na compra/desapropriação de terrenos para a implantação de conjuntos habitacionais, dando oportunidade para a instalação de famílias que buscam uma moradia própria. O restante da receita deverá ser investido em obras, incluindo a pavimentação de ruas, ficando, de qualquer modo, vinculado à realização de outras despesas de capital.

Para análise do valor do terreno, a Comissão de Avaliação teve como subsídios a Planta Genérica de Valore, instrumento de avaliação tributária municipal, atualizada pelos índices e formas praticadas pelo Departamento de Tributação do município, juntamente com 03 análises de preços do mercado de imóveis local, realizada pela corretora de imóveis Cleusa Bernadete Nunes, Pela Imobiliária Fontes e pelo corretor de imóveis José Francisco Nunes.

De acordo com o Prefeito Adilson Schmitt, com a alienação do terreno o camelódromo nele localizados poderá ser instalados junto ao espaço onde hoje é realizada a feira livre municipal.

O Projeto de Lei foi encaminhado à Câmara de Vereadores na semana passada em caráter de urgência, o que significa que ele deve ser votado dentro de 45 dias. No momento o Projeto passa pela avaliação das comissões competentes.