Campanha contra a Poliomielite começa em Junho

A Prefeitura Municipal de Gaspar, através da Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância Epidemiológica e apoio do Ministério da Saúde, realizará a Primeira Etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite e Multivacinação para Menores de 5 anos.

A Campanha acontece de 5 à 16 de junho e tem como meta vacinar 4.203 crianças gasparenses que receberão 2 gotas da vacina Sabin, via oral, independente do estado vacinal anterior. A vacina Sabin só não pode ser administrada em crianças que apresentarem febre no momento da vacinação. “O objetivo principal da Vacinação é manter o território livre da circulação do vírus causador da doença. Para isto, é necessário vacinar no mínimo 95% da população menor de 5 anos”, explica a Enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Angelita Wisbeck.

No dia 10 de junho, Dia Nacional de Vacinação, os postos de saúde, CDIs, Escolas, Centros Comunitários e estabelecimentos comerciais e públicos em geral unirão forças e funcionarão como Postos de Vacinação. Neste dia também haverá equipes volantes vacinando em áreas de difícil acesso. Cerca de 180 pessoas estão se preparando tecnicamente para o evento.

Durante o Dia Nacional, as salas e postos de vacinação estarão atendendo das 8h às 17h, sem interrupção. Nos demais dias, a Vacinação acontece nos horários normais de funcionamento das Unidades de Saúde.

A Vacinação acontece porque o risco de re-introdução do poliovírus no Brasil e no nosso meio ainda existe, uma vez que em três regiões mundiais ainda há incidência da doença – África, Sudeste da Ásia e Mediterrâneo Oriental.

No Brasil, há 17 anos não se registra casos de poliomielite. Em Santa Catarina, o último caso foi registrado %u2013 e confirmado por laboratório – em agosto de 1980. De 1981 a 1989, mais sete casos “foram confirmados por critério clínico”. A partir daí, todos os casos suspeitos de poliomielite foram descartados. Fato que rendeu ao continente Americano, em 1994, a “certificação de erradicação da transmissão autóctone do poliovírus”. Em 2000 a mesma certificação foi concedida à região do Pacífico Ocidental e, em 2002, ao Continente Europeu.