Gaspar ganha Programa de Reciclagem

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, apresentou esta semana o Programa de Reciclagem Doméstica para a comunidade.

Sob a responsabilidade do Setor de Incubadoras da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, a primeira etapa do programa acontece nos dias 12,13 e 14 de junho a partir de uma campanha de conscientização que inicia no bairro Sete de Setembro.

O Programa e, respectivamente, a campanha, acontece em parceria com as demais Secretarias do município, Agentes Comunitários de Saúde e alunos da Escola Frei Godofredo. Uma das ações é a conscientização através de visitas domiciliares que serão realizadas pelos agentes comunitários de saúde em companhia dos alunos da 3ª e 4ª série da Escola.

A campanha de Reciclagem Doméstica terá a duração de 4 meses e cada etapa acontecerá em um bairro diferente da cidade. O cidadão gasparense que aderir ao Programa participará de uma gincana e será avaliado pela equipe do Programa, que coletará informações sobre os trabalhos realizados, resultados obtidos e interesse do participante em dar continuidade ao processo de reciclagem. Para cada item avaliado haverá uma pontuação determinada. Ao final, a somatória de pontos indicará um dos moradores participantes como membro colaborador do Programa de Reciclagem Doméstica.

A avaliação em forma de questionário também servirá de suporte ao Setor de Incubadora, que poderá ter controle sob o nível de aceitação do Programa e resultados conquistados.

Durante os quatro meses de duração do Programa, nem todos os bairros poderão receber a visita da Equipe do Programa, porém, a intenção é de que, ao se completar um ano de Programa, todos os bairros tenham sido visitados.

De acordo com Almir Sálvio, do Setor de Incubadoras da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, o Programa de Reciclagem, cujo carro chefe é a campanha de conscientização, faz-se necessário para aumentar a quantidade de lixo reciclável e diminuir a quantidade que é depositado no aterro.”Cerca de 1.3 mil toneladas de lixo vão para o aterro. Desse montante, apenas 16,5% segue para a reciclagem. Precisamos elevar essa porcentagem”, explica.

Para que a campanha alcance seu objetivo, a empresa que detém a concessão pública municipal de recolhimento de lixo irá acompanhar o Programa para atender toda a comunidade.