Prefeito fala sobre primeiro dia de vigília em Brasília

Na última quinta-feira, 11 de maio, a Federação Catarinense de Municípios decidiu, juntamente com cada Associação de Municípios do Estado, que se faria, em Brasília (DF), uma vigília até que a Câmara de Deputados votasse a pauta de reivindicações dos municípios.

O prefeito de Gaspar, Adilson Schmitt, na condição de Presidente da AMMVI, à convite do Presidente da FECAM, Anísio Anatólio Soares, e à pedido dos prefeitos associados da AMMVI, viajou à Brasília na terça, 16, para, juntamente com os prefeitos de Guabiruba, Orides Kormann, e de Fraiburgo, Nelmar Pinz, pressionar o andamento do processo de votação.

Em Brasília, foi recebido pela Secretária da Casa de Santa Catarina, Viviane Fischer, que tem sido de grande ajuda no encaminhamento e acompanhamento dos projetos referentes aos municípios catarinenses.

Em entrevista às rádios de Gaspar na manhã de quarta-feira, o Presidente, e Prefeito, falou sobre a insatisfação dos prefeitos em relação à demora dos parlamentares para tomarem a decisão e do Presidente, em sancionar o orçamento de 2006 para que o dinheiro possa ser devidamente encaminhado aos Ministérios, Departamentos e Autarquias.

“O que queremos para os municípios é uma verba para manutenção, infra-estrutura, para melhorar o transporte, atender uma creche, um posto de saúde. O município não serve só para arrecadar”, expõe o Presidente da AMMVI.

Outra resolução da FECAM é a de que, se até o dia 03 de junho não for votado o aumento de 1% no FPM, que os prefeitos pedem que seja votado há cinco anos, serão colocados em todo o Estado de Santa Catarina outdoors dirigidos aos Deputados enfatizando que eles só retornem aos municípios catarinenses quando for votado o aumento, caso contrário, eles não serão apoiados em eleições futuras. “A decisão é drástica, mas necessária”, explica o Presidente da AMMVI, Adilson Schmitt.

Na tarde de terça Adilson Schmitt esteve na Confederação Nacional do Municípios com Augusto Braun, na Confederação Nacional das Indústrias, com Paulo Ziulkoskoski, no Desenvolvimento Social, Meio Ambiente e no Ministério da Educação, entregando projetos ao FNDE. Hoje à tarde a audiência acontece na FUNASA, com Jaime Casas.

Na condição de Prefeito de Gaspar, Adilson Schmitt esteve também no Ministério da Agricultura pleiteando um recurso de R$ 28 mil para ser investido na 10ª Expofeira.

Questionado sobre o fato de o Sindicato dos Servidores Municipais ter aprovado as propostas do poder Executivo, o Prefeito afirmou que está muito satisfeito pela decisão favorável. “Cabe agora aos vereadores a votação até sexta para que os novos salários sejam aplicados já no mês de maio”.

Sobre a Rodolfo Vieira Pamplona, afirmou:”O Núcleo de Associação de Moradores, Reativado em nosso governo, tem trabalhado na intenção única de atender a comunidade. É a prova concreta do que queremos para Gaspar. E se tudo correr bem, até sexta a rua estará pronta, talvez não totalmente, mas para tráfego. A qualidade de vida com a nova Rodolfo Vieira Pamplona é um presente ao cidadão gasparense”.