Campeonato de Parapente supera expectativas

No último final de semana o céu de Gaspar ganhou um colorido especial. A cidade sediou a 4ª Etapa do Campeonato Catarinense de Parapente.

Para uma etapa da categoria, Gaspar teve um record de inscritos, superando, inclusive, a etapa do campeonato sul brasileiro.No total foram 123 % – destes, 15 eram mulheres – competindo nas categorias Open, Serial e Iniciantes. “De todos os anos em que se realizaram uma etapa do Campeonato em Gaspar, este foi excepcional, não só pelo record atingido em inscrições, mas pelas condições do final de semana, que propiciaram o sucesso do evento”, afirma o Presidente do Clube de Parapente do Vale, Edson dos Santos.

As etapas anteriores foram realizadas em Araranguá, Tangará, e Timbó. As etapas que faltam acontecerão em Santo Amaro da Imperatriz, Presidente Getúlio Vargas e Jaraguá do Sul. A final será em Pomerode, em dezembro.

Em Gaspar a 4ª Etapa do Campeonato Catarinense foi organizada pelo Clube de Parapente do Vale com o apoio da Prefeitura Municipal de Gaspar, Raul”s Hotel, Sol Paragliders, Parapente Sul, PX Clube de Gaspar e família Schmitt.

No domingo os homenageados foram o Prefeito, Adilson Schmitt e o Vereador e Pré-Candidato a Deputado Estadual, Marcelo Schmitz pelo imprescindível e necessário apoio dispensado ao Clube de Parapente do Vale. “O Prefeito  Adilson Luiz Schmitt sempre esteve ao lado do Clube de Parapente do Vale, desde a época em que era candidato ao cargo de prefeito. Também nos concedeu todo o apoio logístico necessário, quer seja no transportes de pilotos, quer seja em melhorias de estradas. O COMTUR e Secretaria da Industria Comercio e Turismo, também foram fortes apoiadores, nas pessoas de Marcelo Schmitz, Josemar Beduschi e, agora, do Secretário Municipal de Turismo, Cezário Moretto”, explica o Presidente do Clube.

Gaspar sedia uma etapa do Campeonato há seis anos, o que comprova a ligação da cidade com o esporte. “O esporte é muito importante para o desenvolvimento da própria cidade, pois  torna Gaspar conhecida hoje não só no Brasil, mas no mundo também. Todos os anos a cidade é visitada por pilotos de todo o Estado de Santa Catarina, do Brasil e do mundo, como portugueses, alemães, franceses, suíços, japoneses, austríacos, entre outros. Com isto,  há uma circulação de divisas no município, troca de cultura e experiências esportivas. Além disso, temos a melhor rampa do Estado e somos detentores do record Sul-Brasileiro de distância livre”, afirma o Presidente.

O Parapente começou a ser praticado na cidade por Ciro Beduschi, Elcio Carlos de Oliveira, Rafael Ricardo da Silva, Jean Charles de Oliveira, Anelson da Silva, Julio Testoni, Ubirajara da Silva, Ubiratan da Silva, Marcio Scottini, Cezar Serafim, Andreone Santos Cordeiro e Sérgio Luiz Spengler. “A partir daí as coisas foram acontecendo até a cidade se tornar conhecida no esporte”, completa Edson dos Santos.

A intenção do Clube de Parapente do Vale, agora, é trazer para Gaspar, com o apoio da Administração Municipal, a etapa catarinense do Campeonato Sul-Brasileiro para, novamente, divulgar Gaspar no país inteiro e no mundo. O Campeonato Sul-Brasileiro é uma pré-temporada para a realização do Campeonato Brasileiro de Parapente.

“A etapa do Campeonato Catarinense contou com a presença do renomado repórter da ESPN Brasil,Caio Salles, e várias redes de televisão. Acreditamos que Gaspar tem muito a ganhar ao investir nesta modalidade esportiva pois, além de mostrar nossa cultura e riquezas naturais, fomenta o Turismo na cidade já que cada pilotos traz consigo seus familiares”, diz o Presidente do Clube, Edson dos Santos.