Meio Ambiente registra caso de invasão de área verde

Terreno inserido no plano de recuperação de áreas degradadas estava sendo utilizado para criação de animais

As equipes de fiscalização da Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Planejamento Territorial e Superintendência de Meio Ambiente registraram um caso de invasão de um terreno de área de preservação que estava inserido no Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD). O terreno está localizado no Loteamento das Arábias, no Bairro Margem Esquerda. De acordo com as equipes de fiscalização, o terreno está sendo utilizado para criação de cavalos e depósito de entulhos. Além disso, uma cerca que impedia a entrada de pessoas foi danificada.

A Superintendência de Meio Ambiente informa que invasão de área verde é uma infração ambiental, passível de notificações e multas. No local que foi invadido, servidores realizavam o reflorestamento com plantio de mudas, além de um trabalho recuperação de de solo.

No momento da ação, o responsável pela invasão da área de preservação não estava no local para que as penalidades legais fossem adotadas. Caso o invasor seja identificado, é possível que o mesmo arque com todos os custos da manutenção do espaço, uma vez que é considerado um crime ambiental.

Para evitar infrações ambientais, a Prefeitura conta com apoio da população para denunciar atividades ilegais, através do número (47) 3091- 2082.

O que é PRAD?

O PRAD é um conjunto de medidas que propiciarão à área degradada condições de estabelecer um novo equilíbrio dinâmico, com solo apto para uso futuro e paisagem esteticamente harmoniosa.