IBGE apresenta resultados parciais do Censo 2022 realizado em Gaspar

Dados preliminares aponta aumento no número de habitantes

Representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentaram na quinta-feira, dia 18, dados preliminares do Censo Demográfico para a Prefeitura de Gaspar. Nesta etapa, são informados somente os dados apurados por indivíduos e domicílios recenseados. O encontro foi realizado no auditório da Prefeitura e contou com a participação das secretarias de Saúde, Assistência Social, Planejamento Territorial, Fazenda e Gestão Administrativa e Desenvolvimento Econômico, Renda e Turismo.

Os dados preliminares do Censo 2022 apontam uma estimativa de aumento de 26,19% no número de habitantes de Gaspar. Em 2010 o número era de 57.981 e em 2022 o número parcial é de 73.053. A pesquisa também mostrou o total de domicílios no município, o número era de 19.849 em 2010 e agora está em 28.832.

De acordo com o IBGE, os dados oficiais do Censo 2022 serão entregue em 28 de junho deste ano. Por isso, o número pode aumentar quando forem inseridas as informações de pessoas que se negaram a responder a pesquisa ou que não foram encontradas.

Anualmente, os dados do Censo são atualizados por projeção, pelo próprio IBGE. Caso algum morador não tenha respondido o Censo e queira participar da coleta de dados, ainda é possível entrar em contato pelo telefone 137 para que o domicílio seja incluído na pesquisa.

O prefeito Kleber Wan-Dall, destaca a importância do Censo para as ações do governo. “O último censo foi realizado em 2010 e os dados são fundamentais para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a realização de investimentos. Com os índices atualizados é possível planejar as próximas ações governamentais de forma mais assertiva”, explica o prefeito.

CENSO

O censo é um estudo estatístico da população que possibilita o recolhimento de informações, como o número de homens, mulheres, crianças e idosos, e também sobre onde e como vivem. Estas informações são fundamentais para o desenvolvimento do município e da economia local, utilizadas em projetos e futuras políticas públicas. O estudo é realizado há cada 10 anos, e seria executado em 2020, porém, por conta da pandemia de Covid-19, foi iniciado apenas em 1º de agosto de 2022.