Prefeitura realiza força tarefa de Combate à Dengue

Residências com grande acúmulo de resíduos e risco alto para proliferação de focos do mosquito foram identificadas

Nesta sexta-feira, dia 19, a Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde e Vigilância Ambiental – Endemias organizou uma ação de limpeza na residência de uma acumuladora de materiais, no Bairro Bela Vista. Ao todo, o departamento realizou um levantamento e apontou outras oito residências em condições similares. A Prefeitura conta com a colaboração e autorização dos proprietários para executar a ação.

A situação da casa era monitorada pelo agente de endemias responsável pelo local. Porém sempre houve um comprometimento da família em se desfazer dos materiais. Depois de algumas vistorias, a casa foi classificada como risco alto para dengue, já que sempre foi encontrado focos do mosquito e casos positivos da doença na região. O local era um ponto crítico de foco do mosquito Aedes aegypti, além disso, o imóvel apresenta um risco para a segurança, com um agravante severo para insalubridade em trazer transtorno para os vizinhos como a proliferação de animais peçonhentos (ratos, baratas, escorpiões, cobras).

Para solucionar o problema, uma força tarefa foi realizada. A ação envolveu equipe jurídica, secretarias de Obras e Serviços Urbanos, Planejamento Territorial, Secretaria de Educação, Superintendência de Trânsito, Assistência Social, Saúde e contou com a colaboração do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – Samae Gaspar. A atividade da Prefeitura de Gaspar teve respaldo da legislação federal, que permite a retirada de materiais quando há risco de proliferação do Aedes aegypti.

A força tarefa teve um caráter humanitário, pois pensou no bem-estar da proprietária, de sua família e moradores da região. Equipes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), através das psicólogas e assistentes sociais, acompanharam de perto a situação da moradora, que possui um tipo de transtorno de acumulação.

Foram retiradas cerca de 13 caçambas de lixo cheias. Participaram 10 servidores da secretaria de Obras, 12 agentes de endemias, agentes de fiscalização de posturas, dois caminhões, uma retroescavadeira, pás, enxadas e utilização de marretas. Também foi utilizada uma grande quantidade de sacos de lixo. A Prefeitura busca a compreensão e apoio para poder realizar esse tipo de ação nos outros imóveis identificados.

O secretário de Saúde, Francisco Hostins Junior destaca a necessidade da remoção da sujeira. “Essas ações têm como foco ajudar e preservar a saúde dos gasparenses, nesse caso pontualmente, era uma demanda antiga e muito solicitada pela comunidade e fizemos o possível até conseguir realizar a ação, preservando o direito da família. O acúmulo de tantos materiais se tornou um problema de saúde pública, que compromete tanto os moradores da casa quanto os vizinhos. Levamos esse problema para o nosso time e todos abraçaram”, pontua o secretário.

Acumuladores

O acumulador é caracterizado pelo hábito de guardar bens inservíveis como vasilhas, metais, sacolas, garrafas ou outros objetos que são encontrados em pontos sujos ou jogados nas ruas. Esses materiais ficam acondicionados nas residências acumulando água e geram criadouros para o mosquito. A compulsão geralmente é um transtorno psicológico, que necessita de acompanhamento adequado.

Para denúncias de imóveis com acúmulo de objetos, lixos ou animais:

Vigilância Sanitária
Rua Arnoldo Bernadino de Souza, 75 – Sete de Setembro
Telefone: (47) 3091-2132 ou Ramal 2339, 2338, 2337

Vigilância Ambiental – Endemias (Dengue)
Rua Arnoldo Bernadino de Souza, 75 – Sete de Setembro
Telefone: (47) 3091-2100 Ramal 2336