Hospital de Gaspar está com ocupação total dos leitos de UTI

Dos 10 leitos disponíveis, sete são de pacientes com doenças respiratórias graves.

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Gaspar encontra-se atualmente com todos os seus leitos ocupados. Dentre os 10 leitos disponíveis, sete estão ocupados por pacientes com doenças respiratórias graves. Essa situação também é vivenciada nos demais hospitais da região, que operam com suas UTIs na capacidade máxima.

O atendimento para pacientes em estado grave segue normalmente, sendo utilizados leitos da Sala Vermelha, que também conta com aparelhos de suporte à vida, como respiradores e monitores.

O aumento significativo no número de internações por doenças respiratórias é motivo de preocupação, especialmente nesta época do ano, que favorece a disseminação de doenças gripais. Alan Vieira, diretor administrativo do Hospital de Gaspar, ressalta: “A incidência de doenças respiratórias, principalmente durante períodos sazonais como o atual, é esperada. No entanto, a intensidade e a frequência dessas enfermidades são preocupantes. Por isso, a prevenção torna-se uma ferramenta vital para evitar a propagação dessas doenças”.

Com a chegada do clima mais frio, é comum que as pessoas passem mais tempo em ambientes fechados e aglomerados, facilitando a transmissão de doenças respiratórias. Alan enfatiza a importância de retomar as medidas conhecidas de prevenção: “Para evitar o aumento do contágio, é fundamental que as pessoas sigam orientações básicas, como lavar as mãos frequentemente com água e sabão, e utilizar máscaras ao apresentar sintomas gripais”.

O diretor administrativo ressalta também a importância da conscientização da população sobre a vacinação e a conclusão do esquema vacinal recomendado pelas autoridades de saúde. A imunização não só protege os indivíduos, mas também auxilia na redução da sobrecarga dos serviços de saúde.

Diante dessa realidade preocupante, é essencial que a comunidade se una e adote medidas preventivas para minimizar o impacto das doenças respiratórias. A colaboração de todos no cumprimento das medidas de higiene e na busca pela imunização é fundamental para proteger a saúde individual e coletiva.