FMEL Promove torneio de Basquete 3×3

Participarão do torneio jovens inscritos nas aulas de Basquete do Projeto de Iniciação Esportiva

Na próxima segunda feira (21) a Prefeitura Municipal de Gaspar, através da Fundação Municipal de Esportes e Lazer – FMEL promove um torneio de basquete entre alunos participantes do Projeto de Iniciação Esportiva. A competição será realizada no Colégio Madre Francisca Lampel, que também é o núcleo de basquete do Projeto.

O Diretor-Presidente da FMEL Gaspar, Roni Muller, ressalta a importância do retorno das aulas de basquete ao município, “Essa era uma modalidade com uma demanda alta no Projeto de Iniciação Esportiva, conseguimos montar uma turma para esse ano e pretendemos estender a turma no próximo ano. Em poucos meses da criação da turma ela já está lotada com pouco mais de 50 alunos inscritos. Fico feliz em fazer parte da volta dos treinos desse esporte que marcou época no esporte de Gaspar”, afirma.

A competição será realizada na modalidade de 3×3 e foi pensada com intuito de fomentar o espírito competitivo desses jovens. A competição servirá também como uma forma de observar e descobrir talentos que poderão ser lapidados para uma possível reestruturação das categorias de base da equipe de Basquete de Gaspar, que próximo aos anos 2000 esteve entre as melhores do estado.

Até o presente momento, 10 trios já estão inscritos na competição, sete deles na categoria de 10 a 12 anos e mais três na categoria de 12 a 14 anos. A competição terá inicio às 14h e deve ocorrer até próximo às 16h. As partidas dessa modalidade normalmente são disputadas em 10 minutos ou 21 pontos, mas pelo alto número de participantes, serão 5 minutos de duração ou vence a equipe que fizer 11 pontos primeiro.

Após as 16h será realizado um jogo festivo entre a equipe adulta de Basquete Master de Gaspar e os alunos do Projeto de Iniciação Esportiva que possuem entre 14 e 15 anos. Muitos dos atletas da equipe de Basquete Master de Gaspar fizeram parte da incrível geração 2000 do basquete de Gaspar que venceu o Estadual de Basquete Sub 17, será um jogo nostálgico onde quem já fez história por Gaspar enfrenta os jovens que também sonham colocar o seu nome na história. Diferente da competição do sub 14 e sub 12 a partida final entre as equipes será disputada na modalidade convencional de Basquete em 5 x 5 na quadra completa.

Para o professor responsável pelas aulas de basquete do Projeto de Iniciação esportiva, Luciano Vanzuiten o evento serve para coroar a volta dos treinos de basquete para Gaspar, “O intuito da competição e incentivar cada vez mais o basquete na cidade de Gaspar, é o retorno de uma categoria que fez parte da história da cidade”, afirma.

No evento as equipes que conquistarem pódio entre 1º e 3º lugar irão receber a medalha respectiva da posição em que a sua equipe ficou na competição, porém todas as crianças inscritas no torneio serão premiadas com uma medalha de participação. A premiação será realizada logo após o termino da partida entre a equipe Master de Gaspar e Sub 15 do Iniciação Esportiva.

O evento é uma realização do Projeto de Iniciação que é realizado através de uma parceria entre a Fundação Municipal de Esportes e Lazer – FMEL Gaspar e a Secretaria Municipal de Educação – SEMED. O Projeto hoje conta com cerca de 930 alunos inscritos nas modalidades de Basquete, Futsal, Jiu jitsu, Judô, Skate, Voleibol e Xadrez em 14 núcleos distintos.