Final do 2º Concurso de Oratória das Escolas de Gaspar acontece no dia 16 de novembro

Evento será realizado a partir das 19h, no Salão Cristo Rei

“Da gênesis do sapiens ao século XXI, uma espécie em evolução. Conseguirá o humano desenvolver a capacidade de respeitar?” esse é o tema da final do 2º Concurso de Oratória das Escolas de Gaspar. O evento será realizado na quarta-feira, dia 16, no Salão Cristo Rei, a partir das 19h. O concurso é promovido pela Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Educação.

Serão 13 finalistas, alunos do 8º e 9º ano das escolas municipais, estaduais e privadas do município. Para conquistar uma vaga na final, os alunos participaram de seleções realizadas dentro da escola, como sala de aula, escolar e, agora municipal.

Todos os professores orientadores e os alunos que foram finalistas receberão medalhas e troféus, aos alunos que conquistarem as três primeiras posições, receberão troféus, medalhas, além de uma premiação surpresa que será anunciada no dia do evento.

Cada finalista será avaliado através do discurso sobre o tema principal, que deverá seguir os seguintes critérios para uma boa avaliação: voz, mensagem e apresentação. O tempo para elaboração dos argumentos do tema é de 3 a 5 minutos de duração. Uma banca de jurados especialistas na área da comunicação e oratória fará a avaliação dos alunos.

O objetivo do concurso é desenvolver, nos alunos e na comunidade, a consciência de suas responsabilidades como cidadão, na busca de promover a sensibilização na prática de atitudes, por meio de exercícios que possibilitem a reflexão do tema, bem como a habilidade de falar em público.

Em 2021, a aluna Fernanda Emanuelle Soares, que foi aluna da EEB. Ferandino Dagnoni, e ganhadora da primeira edição do evento, comenta sobre o concurso. “Após estar no palco e anunciarem meu nome como vencedora, eu me dei conta que saber falar em público abre oportunidades; não estou me referindo ao prêmio, mas sim em poder ter uma nova experiência para a vida. Foi um momento de aprendizado, e acredito que isso não contribuiu apenas para a minha própria formação, mas também para as das pessoas ao meu redor”, explica a aluna.

Confira todos os finalistas:

Elaine Martins Leal Cotta – 8º ano – EEB Prof. Dolores Luzia dos Santos Krauss
Gustavo Ribeiro Gonçalves Barbosa – 9º ano – EEB Ivo D’Aquino
Henrique Heineck Couto – 8º ano – EEB Profº Olímpio Moretto
Jeniffer Letícia Mendonça dos Santos – 9º ano – EEB Agenor Zimmermann
Láisa Prado de Almeida – 8º ano – EEB Zenaide Scmitt Costa
Letícia Ferreira de Gang Meira – 9º ano – Colégio UNI
Lucas Gabriel Fantoni – 9º ano – EEB Luiz Franzói
Luis Cesar da Silva Junior – 9º ano – EEB Frei Godofredo
Samuel Vitor Francisco – 8º ano – eeb Frei Policarpo
Sofia Martins Pascoalini – 9º ano – Colégio Madre Francisca Lampel
Vitor Hugo Muller – 9º ano – EEB Norma Mônica Sabel
Yasmin Francine Lamin – 8º ano – EEB Ferandino Dagnoni
Yasmin Ventura Ortiz – 9º ano – EEB Vitório Anacleto Cardoso