Estudantes de Gaspar avançam na terceira fase da Olimpíada Nacional em História do Brasil

São mais de três mil equipes de escolas públicas e privadas de todo o Brasil

Três alunos do 9º ano da escola Norma Mônica Sabel foram classificados para a terceira fase da 2ª Olimpíada Nacional em História do Brasil Aberta para Todos (ONHB-A). Participam desta etapa 3.005 equipes, de escolas públicas, privadas do Brasil e do exterior, que começou com mais de seis mil.

A equipe gasparense é formada pelos alunos Arthur Pereira, Vítor Hugo Muller, Gustavo Miranda e o professor de história Jael Jaime Rainert. O nome da equipe é “The Norma Four”. Conforme explica o professor orientador Jael, a iniciativa de participar da olimpíada veio dos próprios alunos. Além da equipe de Gaspar, outras 42 equipes de Santa Catarina também participam da ação.

Os alunos se preparam durante toda a semana. “As fases começam toda segunda de manhã, e durante a semana vamos conversando na escola e em um grupo de whatsapp, para discutir as questões para definir a melhor resposta. Todas as etapas são desafiadoras e apesar do conhecimento prévio ser um bom ponto de partida, tudo envolve a pesquisa e o diálogo”, explica o professor Jael Rainert.

O objetivo da olimpíada é ampliar o alcance do projeto para pessoas com interesse em História do Brasil por meio de conteúdos oferecidos na versão original da Olimpíada. A ONHB apresenta questões que trazem assuntos interdisciplinares, como geografia, literatura, arqueologia, patrimônio cultural, urbanismo, atualidades, entre outros.

Além disso, os alunos poderão ganhar 400 bolsas de iniciação cientifica júnior que serão ofertadas para aqueles que alcançarem os melhores desempenhos e nota na prova. As bolsas, oferecidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), são de R$100,00 mensais e têm duração de até um ano.

Sobre a prova e fases da ONHB-A

A ONHB-A prevê três fases com cinco questões de múltipla escolha e uma tarefa. A quarta etapa conta com uma tarefa principal. Cada fase tem duração de uma semana cada, período que pode ser usado pelos participantes para pesquisa em livros e internet, debate com colegas e busca por referências bibliográficas.

A prova é aplicada de 17 de outubro a 12 de novembro. A ONHB-A é eliminatória e prevê a entrega de medalhas virtuais, sendo 35 de ouro, 55 de prata e 75 de bronze, por modalidade.

A ONHB-A é realizada pela Unicamp, com apoio do CNPq, da Associação Nacional de História (Anpuh), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) e Programa de Pós-Graduação em História da Unicamp.