Sábado dedicado à saúde do homem

Mais de 200 pessoas foram atendidos em ação do Novembro Azul

Cerca de 200 procedimentos de saúde foram realizados pela Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde, no sábado, dia 5, durante a primeira ação da Campanha de Mobilização Nacional do Novembro Azul. O atendimento ao público masculino incluiu consultas à médicos, dentista, enfermagem, entre outros. Três unidades de saúde funcionaram das 8h às 12h.

Durante toda a manhã de sábado, foram realizadas 20 consultas médicas, 13 consultas com enfermagem, 23 consultas odontológicas com 135 procedimento odontológicos, 94 testes rápidos de Hepatite B/C, HIV e Sífilis. Também foram distribuídas 23 doses para atualização da vacina.

O mês de novembro foi escolhido para tratar com maior visibilidade a questão da saúde masculina. Inicialmente, a campanha “Novembro Azul” era voltada a temática do câncer de próstata. Mas, com o objetivo de aproximar os homens dos serviços de saúde, a ação passou a trabalhar a questão da saúde masculina de forma integral. “Sabemos que geralmente o homem tem mais resistência a procurar as unidades de saúde, e as vezes, é difícil alcançar esse público que, por muitos fatores, não busca o atendimento preventivo”, explica o secretário de saúde, Francisco Hostins Junior.

Durante o mês haverá mais ações nas Estratégias Saúde da Família (ESF). Os profissionais das unidades de saúde durante o atendimento de rotina, farão abordagens junto aos homens para ressaltar a importância do cuidado integral à saúde. Serão enfatizadas as formas de prevenção e de reconhecimento de sintomas de doenças do aparelho urológico, incluindo o câncer de próstata.

Câncer de próstata

É o tipo de câncer mais comum entre a população masculina, representando 29% dos diagnósticos da doença no País. Dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer) indicam 65.840 novos casos de câncer de próstata em 2021, número bem superior ao segundo tipo que mais acomete os homens, câncer de cólon e reto, com 20.540 casos no mesmo ano.

O câncer de próstata é a segunda causa de morte entre os homens com câncer, atingindo 13,1% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas.

O principal fator de risco é a idade e sua incidência aumenta significativamente a partir dos 50 anos. Outros fatores de riscos conhecidos que aumentam o risco da doença são: histórico familiar, fatores genéticos hereditários. A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce.