ESF Gasparinho Quadro realiza mutirão para detecção de hanseníase

Ação será realizada dia 11 de fevereiro, das 8h às 11h

A Estratégia Saúde da Família Gasparinho Quadro, realiza no sábado, dia 11 de fevereiro, um grande mutirão para diagnóstico para hanseníase. A ação ocorre das 8h às 11h, na Rua Fênix, no Bairro Gasparinho. Por isso, pessoas com manchas na pele podem realizar uma avaliação gratuita na unidade de saúde.

De acordo com a enfermeira responsável do local, Michelle Garcia de Souza, a ação tem como objetivo diagnosticar precocemente a doença e encaminhar os pacientes para o acompanhamento na rede básica e garantir que todos concluam o tratamento. Além disso, com o mutirão, também há uma expectativa de rastrear possíveis casos de câncer de pele.

A hanseníase é uma doença infectocontagiosa. A transmissão se dá por meio das vias respiratórias de uma pessoa doente que apresenta a forma infectante multibacilar, que estando sem tratamento, elimina o bacilo através das secreções nasais, tosses e espirros.

Os principais sintomas são o aparecimento de manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo, perda de sensibilidade, ressecamento da pele e falta de suor.

A campanha consiste na avaliação do paciente e a realização de testes de sensibilidade, que será realizado pela médica da unidade, Dra. Marissa Raquel de Mendonça Moura. Caso seja confirmada a hanseníase, o paciente será encaminhado ao tratamento, disponível gratuitamente na rede municipal de saúde.