Educação de Gaspar se mobiliza na luta contra a dengue

Escolas e CDIs intensificam atividades educativas de combate ao mosquito

A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Educação, intensifica o trabalho de conscientização sobre a dengue, contribuindo para a prevenção da doença entre as crianças, consideradas multiplicadores de informações, matriculadas em escolas e Centros de Desenvolvimento Infantil (CDIs) da rede municipal.

Os CDIs não pouparam dedicação e criatividade para orientar os pequenos, utilizando uma linguagem clara e acessível à idade. No CDI Thereza Beduschi, a conscientização e prevenção sobre o mosquito da dengue foram realizadas por meio de um teatro.

Na Escola Ferandino Dagnoni, os alunos do 9º ano realizaram o tradicional trote com ações de combate à dengue, além da confecção de cartazes com frases educativas. Todos os alunos da escola, de todas as turmas, já estão envolvidos com a temática da dengue, coma realização de diversas atividades.

Em parceria com a Secretaria de Saúde, as Escolas Luiz Franzoí e Prof. Angélica de Souza Costa receberam palestras ministradas pelos agentes de endemias. Além de aprenderem sobre o ciclo de vida do Aedes aegypti, as crianças receberam informações que auxiliam no combate à proliferação do mosquito.

A Escola Belchior desenvolveu atividades como a produção de jogos de tabuleiro e mosqueteiras, entre outras. Na Escola Ervino Venturi, os alunos realizaram uma vistoria no terreno da escola para remover água parada e evitar focos do mosquito. Na Escola Professora Ana Lira, as crianças também participam de atividades lúdicas semanalmente.

O secretário de Educação, Emerson Antunes, comentou sobre o trabalho realizado. “Essas ações têm como objetivo informar, mas também sensibilizar alunos, professores e toda a comunidade. Envolvendo nossas crianças e adolescentes nessa luta, que é de toda a sociedade, estamos criando multiplicadores. O que aprenderam na escola certamente será levado para suas casas e bairros”, pontua o secretário.

Sintomas da Dengue

É importante ressaltar que os sintomas da dengue incluem febre alta, dores musculares intensas, dor nos olhos, dor de cabeça, erupções cutâneas e, em casos mais graves, sangramento. Em caso de suspeita de dengue, é fundamental procurar assistência médica imediatamente para um diagnóstico e tratamento adequados.

Formas de Prevenção

Eliminar recipientes que possam acumular água parada, como pneus velhos, garrafas e recipientes plásticos.

Manter caixas d’água, piscinas e outros reservatórios de água devidamente tampados.

Utilizar telas em janelas e portas para evitar a entrada do mosquito.

Aplicar repelentes e utilizar roupas que minimizem a exposição ao mosquito.

Colaborar com campanhas de conscientização e prevenção promovidas pela comunidade e órgãos de saúde.

Buscar orientação médica e adotar medidas preventivas caso haja casos de dengue na região.