Consultório móvel leva saúde bucal a domicílio

O serviço é ofertado para pacientes acamados que não podem ir até uma unidade de saúde

Com o objetivo de aprimorar e proporcionar à população um atendimento mais humanizado, a Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde inicia um programa de atendimento odontológico domiciliar. O serviço é ofertado para pacientes que não podem se locomover até uma unidade de saúde. Uma equipe especializada avalia e destaca quem tem prioridade no atendimento.

O consultório portátil consiste em uma pequena unidade móvel de viagem, em que estão acoplados instrumentos comuns de um consultório odontológico. O equipamento é levado pelo dentista e um técnico bucal até a casa do paciente e o profissional poderá realizar procedimentos como restaurações, periodontia, limpezas, profilaxias, entre outras.

O secretário de saúde, Francisco Hostins Júnior ressalta que a ação irá trazer mais qualidade de vida para a pessoa acamada. “Sabemos o que as pessoas que tem dificuldade de locomoção passam. Nosso objetivo com essa ação é justamente oferecer um tratamento com mais dignidade e oferecer uma maior qualidade de vida e, assim, evitar outras doenças”, pontua o secretário.

Para quem necessita do serviço, basta a família ou responsável procurar uma Estratégia Saúde da Família (ESF), com atendimento odontológico e agendar uma visita domiciliar. Os pacientes passarão por avaliação odontológica e em seguida a consulta será marcada com uma dentista, especialista em ‘pacientes especiais’, que fará todo o atendimento e procedimentos necessários.