Com busca ativa, Gaspar alcança cobertura vacinal de 76,19% contra a pólio

Meta é vacinar pelo menos 95% do público alvo

Como estratégia para contornar a baixa cobertura vacinal da campanha contra a poliomielite no município, a Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde iniciou uma série de ações para ampliar os números. Em apenas uma semana, os profissionais de saúde, por meio de um forte trabalho de busca ativa, conseguiram até o momento, vacinar 76,19% do público alvo. A meta é vacinar pelo menos 95%, a campanha segue até o dia 30 de setembro.

Desde que foi iniciada a vacinação nas escolas e Centros de Desenvolvimento Infantil (CDIs) cerca de 350 crianças foram imunizadas contra a poliomielite. Dados da secretaria de Saúde apontam que no dia 1º de setembro, a cobertura vacinal em Gaspar era 52,19%, e agora passou para 76,19%. Para alcançar a meta, ainda é necessário vacinar 720 crianças de 1 a 4 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias).

Além de irem às unidades escolares, profissionais de saúde realizam a busca ativa através de ligações, mensagens por whatsapp e visitas domiciliares, para aumentar e orientar a comunidade sobre a importância da vacinação. Além de todas as estratégias adotadas, a unidade de saúde do centro atende em horário estendido até às 19h, de segunda a sexta-feira, para vacinar a população. São ofertadas todas as vacinas de rotina às crianças. Para as demais idades, as profissionais observam a caderneta de vacinação e as que estiverem em atraso são colocadas em dia.

O secretário de Saúde, Francisco Hostins Júnior, destaca o empenho de toda a equipe para vacinar todas as crianças gasparenses. “Nossas equipes estão empenhados, adotando diversas maneiras para aumentar a nossa cobertura vacinal. Queremos chegar a 100%, então pedimos para os pais e responsáveis que ainda não levaram seus pequenos, que façam isso o quanto antes, ou, se não puderem ir, entrem em contato com as unidades, queremos todas as crianças vacinadas”, pontua o secretário.

As equipes continuarão fazendo a busca ativa nas escolas e CDIs até melhorar a cobertura vacinal da população infantil de Gaspar. O imunizante só é aplicado nas crianças, mediante a autorização dos pais ou responsáveis. Cada unidade de ensino envia para os pais um comunicado com as orientações sobre a vacinação e solicita a declaração e caderneta de saúde, para que as gotinhas sejam dadas às crianças. A estratégia vai ser adotada até o fim da Campanha Nacional contra a Poliomielite.