Educação de Jovens e Adultos (EJA)

O Governo Municipal de Gaspar, por meio da Secretaria da Educação, desde 2001 desenvolveu contratos e convênios com outras entidades para viabilizar a EJA (Educação de Jovens e Adultos) no município. No ano de 2003, elaborou um projeto de política própria para a EJA, onde assumiu  a proposta pedagógica, bem como a formação dos educadores e a produção de material pedagógico.

A EJA é uma modalidade da Educação Básica destinada a jovens, adultos e idosos que buscam a  conclusão  do Ensino Fundamental  de forma diferenciada. O currículo e a metodologia dialogam com o mundo do trabalho e as vivências dos sujeitos jovens e adultos,  valorizando os saberes construídos ao longo da vida. Por meio de eixos temáticos, os conteúdos e conceitos se comunicam como resultado de um planejamento  coletivo.

Atualmente a EJA atende aproximadamente 300 alunos,  distribuídos em 12 turmas  que funcionam em unidades escolares municipais e espaços comunitários nos turnos matutino, vespertino e noturno.  As matrículas ocorrem nos meses de fevereiro, maio, agosto e dezembro. Para ingressar na EJA é necessário  ter idade mínima de 15 anos completos (menores de 18 anos com a presença dos pais) e apresentar os seguintes documentos: RG e CPF (cópia), comprovante de  residência, comprovante de vacinação e histórico escolar (após a matrícula).

A  gestão da  EJA  cabe a Diretora de Ensino Marli Iracema Sontag.

Rua Arnoldo Schramm, 210
Centro, Gaspar/SC
CEP 89110-140
Telefone: (47) 3091-2202
E-mail: eja@gaspar.sc.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/eja.gaspar