SAMAE recolhe pilhas e baterias no município

Objetivo é conscientizar a comunidade sobre o descarte adequado desses resíduos

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da separação e descarte adequado de resíduos, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) de Gaspar recolhe pilhas e baterias em quatro pontos no município. Os materiais recolhidos são encaminhados para uma empresa que faz a destinação final das peças de forma totalmente sustentável.

Em Gaspar, o cidadão pode descartar sua pilha ou bateria nos pontos de recolhimento localizados no Paço Municipal, na sede do SAMAE, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Superintendência do Belchior. Assim, os gasparenses interessados em contribuir com uma destinação adequada para esses materiais precisam apenas trazer as pilhas e baterias e depositá-las no ponto de entrega, mais conhecido como Papa-Pilhas.

Pilhas e baterias possuem componentes altamente tóxicos capazes de provocar danos à saúde e ao meio ambiente. Quando descartadas de forma errada, as pilhas e baterias podem ser esmagadas e perfuradas e, isso faz com que o material tóxico do interior desses objetos entre em contato com o solo, lençóis freáticos. Os prejuízos são inúmeros, além de poluir rios, pode ocasionar graves doenças como câncer e até mesmo possíveis mutações genéticas em seres humanos e animais.

Além da coleta de pilhas e baterias, o SAMAE de Gaspar finaliza a construção da obra do ECOPONTO. A estrutura ficará localizada no Bairro Santa Terezinha junto com a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos. O objetivo com o Ecoponto é criar um espaço em que a população possa descartar de forma correta objetos como móveis, pilhas, eletrônicos, lâmpadas, móveis, pneus, óleos, entre outros.

O diretor-presidente do SAMAE, Cleverton João Batista, destaca que cada vez mais o órgão trabalha de forma sustentável. “Isso só faz parte de uma série de ações que estamos implantando em Gaspar que demonstra a nossa preocupação e compromisso com o desenvolvimento sustentável. Então, para evitar transtornos aos coletores e para a própria população, nós pedimos que as pessoas deem a destinação correta para esse resíduo. Assim, iremos preservar a natureza, diminuindo o impacto causado por essas substâncias”, explica Cleverton.