Procon de Gaspar divulga pesquisa de preços de produtos da cesta básica

Levantamento aponta economia de até R$ 112,20 entre estabelecimentos

A Superintendência da Coordenadoria Municipal de Defesa do Consumidor (Procon – Gaspar), divulga, nesta quarta-feira, dia 18, a pesquisa de preços da Cesta Básica, referente ao mês de maio. O trabalho, realizado pelo o órgão, visa monitorar o mercado e estimular o consumo consciente a partir da pesquisa prévia. Dados da pesquisa apontam que o consumidor que pesquisar, poderá economizar 45,94%, cerca de R$ 112,20.

O levantamento foi realizado na segunda-feira (16), em sete supermercados do município, com 41 itens básicos da cesta básica, incluindo higiene e limpeza e hortifrutti. Uma das maiores variações encontrada foi no café em pó (500 g) onde o preço poderia ser encontrado por R$ 8,65 até R$ 18,79.

Outra grande variação apontada pela pesquisa está o quilo da cenoura, em um supermercado o preço encontrado era R$ 4,93 e no outro R$ 8,99, representando uma variação de 82,3%.

Entre os produtos de limpeza, o sabão em pó (800 gr) apresentou uma variação de 146,8%, sendo o maior valor R$ 14,29 e o menor valor R$ 5,79, em seguida a Água Sanitária (1L) com uma variação de 53,5% com valores de R$ 2,99 a R$ 4,59.

Na área de higiene pessoal o pacote de absorvente (8 unidades) custa RS 2,79 a R$ 5,69, uma variação de 103,94%. O papel higiênico folha dupla (4 unidades) pode ser encontrado com uma variação de 177,3% nos preços de R$ 2,47 a R$ 6,85.

A cesta básica mais barata em Gaspar pode ser adquirida por R$ 244,23. A pesquisa mostra também que houve um aumento de 7,56% no preço médio da cesta básica em Gaspar, em comparação com último levantamento feito em abril, quando o preço era R$ 227,05. O Procon leva em conta o menor valor encontrado em cada mercado, independentemente da marca.

De acordo com o superintendente do Procon Gaspar, Roberto Procópio, a pesquisa tem caráter informativo. “Orientamos os nossos consumidores para que pesquisem os preços, pois não há tabelamento de valores. Essas pesquisas são importantes para que o consumidor possa encontrar os menores preços, além de diversificar as marcas, trocar os produtos mais caros por outros similares, visitar outros comércios, usar encartes promocionais. Enfim, todo o esforço deve ser despendido para fugir desses aumentos”, pontua Procópio.

A pesquisa completa pode ser acessada em anexo:

Serviço

O Procon segue vigilante para coibir práticas que destoem do código de defesa do consumidor. Denúncias podem ser realizadas pelo telefone (47) 3091-2084 ou pelo 151, além disso o órgão mantém o WhatsApp (47) 3332-9539 para envio de mensagens, ou presencialmente na sede do órgão localizado no Paço Municipal.

Foto: Divulgação PROCON Gaspar