Procon alerta para golpe de e-mail de notificação falso

E-mail em nome do órgão contém vírus que podem acessar dados do consumidor

A Prefeitura de Gaspar, por meio da Superintendência da Coordenadoria Municipal de Defesa do Consumidor (Procon) alerta para e-mails falsos em nome do órgão. São mensagens com número de processos e protocolo, informando abertura de demanda contra a empresa, contendo direcionamento para um link que pode conter vírus, causar danos ao computador ou à rede do usuário, além de acessar dados privados dos usuários. O mensagem, com o título de “Notificação do Procon” é um golpe e deve ser descartada. O órgão realiza apenas notificações de forma presencial ou através de cartas enviadas no endereço oficial.

Nesta semana, contribuintes e fornecedores gasparenses relataram ter recebido um falso e-mail do Procon com direcionamento para um link que indicava a consulta dos autos relacionados a uma suposta reclamação contra algum estabelecimento. O link, quando aberto, pode conter um vírus que prejudica o computador, smartphone ou a rede do usuário. Além disso, o vírus é capaz de acessar dados privados.

A superintendente do Procon, Maiara Polla dos Santos, explica que diversas denúncias têm chegado ao local. “Estamos recebendo mensagens sobre esse tema e solicitamos que as pessoas não cliquem em links desconhecidos. Além disso, o Procon não solicita dados dos consumidores dessa maneira; por isso, as pessoas precisam ficar atentas e evitar qualquer acesso que não seja seguro ou oficial”, pontua a superintendente.

A orientação é que todos os cidadãos que receberam e-mails ou mensagens que pareçam golpes entrem em contato com o Procon do município através do WhatsApp, no número (47) 3091 – 2084. Além disso, o e-mail oficial do Procon de Gaspar é procon@gaspar.sc.gov.br.

Evite Golpes!

Para prevenir a ocorrência de golpes virtuais, mantenha atenção permanente às ligações e às mensagens que você recebe em seu smartphone, bem como aos e-mails em sua caixa de entrada. Os cuidados recomendados são simples, mas muito eficazes:

• Não acesse e-mails suspeitos;
  • Não clique em links desconhecidos;
  • Não abra anexos desconhecidos;
  • Não forneça informações em sites não confiáveis;
  • Se receber uma mensagem com uma oferta aparentemente maliciosa, não responda e, por segurança, bloqueie o número e o denuncie (esse é um recurso disponível no próprio WhatsApp);
  • Crie senhas fortes e evite combinações fáceis, como por exemplo números sequenciais ou data de aniversário;
  • Nunca salve suas senhas no próprio smartphone ou computador pessoal. Procure memorizá-las e as deixe anotadas de forma codificada e não identificadas como senhas, substituindo números por letras, fazendo inversões etc.;
  • Ao efetuar uma compra virtual, avalie se o site ou a plataforma é confiável. Em caso de dúvida, consulte fontes como o Reclame Aqui;
  • Habilite a autenticação multifatorial em aplicações e desbloqueio de aplicativos por meio de biometria, se esse recurso estiver disponível;
  • Habilite o envio de notificações de seu aplicativo bancário para que cada compra efetuada seja automaticamente comunicada a você; se não reconhecer a compra, isso permitirá que você peça seu imediato cancelamento;
  • Informe as instituições financeiras com as quais se relacionar sobre movimentações suspeitas em suas contas;
  • Mantenha seus dispositivos e aplicativos sempre atualizados.