Paratletas de Gaspar são destaque nas Paralimpíadas Escolares

Onze atletas do município representaram Santa Catarina na competição

A força, garra e dedicação dos atletas gasparenses chamaram atenção durante a etapa regional 3 das paralimpíadas escolares. Os atletas de Gaspar foram fundamentais para garantir a 2ª colocação geral do Estado de Santa Catarina na competição. O evento foi realizado no Centro de Treinamento Paralímpico, na cidade de São Paulo.

Cerca de 700 paratletas dos estados do Espírito Santo, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo que estão em idade escolar participaram dos dois dias de competição nas modalidades bocha, atletismo e natação. Além da medalha, os atletas também estavam em busca de um lugar na etapa nacional da competição, que também será realizada na capital paulista, de 27 de novembro a 2 de dezembro.

O estado de Santa Catarina contou com 11 atletas gasparenses convocados para representar o estado na competição. Gaspar foi responsável pela conquista de 10 medalhas, sendo cinco de ouro, três de prata e duas de bronze, garantindo a 2ª colocação geral. A classificação geral ficou com São Paulo em primeiro, seguido por Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.

Gaspar teve destaque em todas as modalidades, na modalidade de Natação Paralímpica a paratleta Gabriely Stein Hostins conquistou quatro medalhas, duas de ouro e duas de bronze. “Gabi é um prodígio que estamos lapidando. Ela já é um fenômeno e ainda tem um potencial absurdamente grande. Se continuar se dedicando em alguns anos Gaspar terá uma atleta de altíssimo nível”, afirma o treinador da modalidade de natação paralímpica, Carlos Henrique Oliveira.

“Cada vez que entro na piscina para representar minha cidade é uma mistura de sentimentos que é difícil de explicar. Outra vez consegui ajudar Santa Catarina a conquistar a 2ª colocação nas Paralímpiadas. Espero poder inspirar outros jovens paratletas a acreditarem eu seu potencial e perseguirem suas paixões, como eu faço com a natação”, afirma a paratleta Gabriely.

Outro atleta que também teve um enorme destaque foi Teylon Fernando Colling, na modalidade de atletismo. O atleta conquistou três medalhas, sendo ouro no arremesso de peso, e duas pratas nas provas de salto em distancia e 75m rasos. “Estou muito orgulhoso com minha participação. Sempre adorei esportes e o Programa Paradesporto me proporcionou essa oportunidade de competir. Estou bem motivado para a etapa nacional, vai ser um sonho”, afirma o paratleta.

Na modalidade de Bocha Paralímpica o atleta Arthur da Silva Shereiber foi o grande destaque, conquistando medalha de ouro na Classe BC2. “Arthur é um menino incrível e com um grande potencial. A cada dia ele demonstra evolução e amor ao esporte. Ainda vai dar muitas alegrias representando a cidade de Gaspar”, afirma o técnico da Bocha Paralímpica Douglas Dall Olmo.

Bolsa Atleta

O Bolsa atleta é um programa de apoio ao atleta ofertado pela Prefeitura de Gaspar, através da Fundação Municipal de Esportes e Lazer – FMEL. Os participantes do programa recebem um auxilio financeiro que ajudam a custear parte de suas despesas em viagens para competições. Em 2023, pela primeira vez na historia da cidade incluiu ao Bolsa o Programa de Paradesporto.

O prefeito de Gaspar Kleber Edson Wan-dall, salienta que a inclusão da modalidade de Paradesporto ao Programa de Bolsa Rendimento é um grande avanço e incentivo para esse paratletas. “Tudo o que esses atletas vem conquistando é histórico, estão escrevendo seu nome na história da nossa amada Gaspar. Acreditamos na importância do esporte para unir a nossa comunidade. Vamos continuar o trabalho para ampliar ainda mais o acesso e apoio aos atletas paralímpicos, para que possam brilhar ainda mais e continuar inspirando toda a comunidade”, salienta.

Confira os resultados dos atletas gasparenses nas Paralimpíadas Escolares:

Técnico Wagner dos Santos Calefi

🥉 50m livre

Arthur Adriano Bunn
5° Lugar 50m livre

Gaspar teve cinco atletas com índices para a etapa nacional das Paralimpíadas Escolares. Na Bocha o Atleta Arthur conquistou a vaga para etapa, na natação a atleta Gabriely alcançou o índice para representar o estado, na modalidade de atletismo os atletas Teylon nas modalidades de salto em distancia, arremesso de peso e 75m rasos, Ayris no arremesso de peso e Gustavo também no arremesso de peso conquistaram índices para a etapa nacional.