Caps promove plantio de flores em alusão a Campanha Setembro Amarelo

Atividade foi realizada na manhã desta terça-feira, dia 9

Em alusão à campanha ‘Setembro Amarelo’ de prevenção ao suicídio, a Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu uma ação de plantio de mudas de flores em um canteiro no Centro do município. A atividade foi realizada por pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e servidores do local, nesta terça-feira, dia 12.

Além do plantio de flores, os pacientes tiveram a oportunidade de expor placas confeccionadas durante oficinas terapêuticas, nas quais puderam expressar suas emoções. O objetivo da ação foi unir o cuidado com o meio ambiente à terapia ocupacional e à promoção da saúde mental.

Santiago Martin Navia, secretário de Saúde, comenta sobre a campanha. “Durante este mês, teremos diversas atividades nos CAPS e nos serviços de saúde. Nosso foco é promover o diálogo sobre o tema e oferecer apoio às pessoas que estão enfrentando dificuldades emocionais”, pontua.

A próxima interação com a comunidade está programada para o sábado, dia 16. Profissionais do Caps e outros servidores da Secretaria de Saúde conduzirão uma roda de conversa sobre Saúde Mental, com o objetivo de orientar e aumentar a conscientização sobre o tema. Após a atividade, a comunidade, juntamente com servidores e usuários do CAPS, fará uma caminhada até a escadaria da Igreja São Pedro, onde serão exibidos cartazes produzidos durante as oficinas do local.

Em 27 de setembro, às 18h30, a psicóloga Rosane Voltolini apresentará a palestra “Epidemia Calada: Rompendo o Silêncio” na Câmara de Vereadores. A palestra abordará temas relacionados à saúde mental, com foco no desenvolvimento de habilidades socioemocionais em crianças, jovens e adultos. Rosane possui vasta experiência na coordenação e implementação de programas internacionais de promoção da saúde mental. O evento é aberto a toda a comunidade.

Além disso, haverá palestras semanais com servidores da Secretaria de Saúde, ministradas pela equipe de Educação Permanente da pasta.

Ajuda!

É fundamental procurar ajuda o mais rápido possível se você ou alguém que você conhece estiver enfrentando depressão, angústia ou pensamentos suicidas. Existem alternativas, e buscar o apoio adequado é o primeiro passo. Os acompanhamentos médicos e psicológicos são as formas mais eficazes de tratamento.

O CAPS de Gaspar atua em regime de porta aberta, o que significa que não é necessário agendamento prévio ou encaminhamento. Eles oferecem acolhimento e tratamento multiprofissional aos usuários. Quando alguém procura o CAPS, é acolhido e participa da elaboração de um Projeto Terapêutico Singular específico para suas necessidades e demandas. Uma equipe multiprofissional composta por psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros avalia o quadro do usuário e indica o tratamento adequado para cada caso. Além disso, eles também fornecem apoio integral em situações de crise e nos estágios agudos da dependência química (álcool e drogas), onde o usuário pode permanecer para tratamento por tempo determinado.

Busque informações, procure ajuda e fale abertamente sobre suas emoções. A comunicação ajuda a entender os sentimentos e a compreender o que está acontecendo dentro de si. Faça isso sem julgamentos, seja contra si mesmo ou contra os outros. Se desejar, entre em contato com o Centro de Valorização da Vida (CVV) ligando para o número 188. Ou, se preferir, entre em contato com o CAPS Gaspar pelo telefone (47) 3091-2101, na Av. Construtor Augusto Vitório Deschamps, Bairro Santa Terezinha.