Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio desenvolve mapas digitais

De maneira inovadora, a Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio aderiu ao Projeto Tracksource, que desenvolve mapas digitais para uso em GPS.

No dia 23 de julho, o desenvolvedor de mapas, José Hamilton Ruthes, acompanhado pela Diretora de Turismo, Priscila Romig, registrou a localização, por coordenadas de satélite, de cada ponto de interesse.

Após este levantamento, o mapa digital do município estará completo para ser usado através do sistema GPS e ficará disponível através de um link no site do município de Gaspar (http://www.gaspar.sc.gov.br/). Estarão localizados no mapa, atrativos turísticos, monumentos históricos, hotéis, pousadas, restaurantes, cervejaria, confeitarias, lojas de artesanato e de produtos típicos e pesque-pagues.

Também serão indicados através do mapa outros serviços de segurança como Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, além de entidades de eventos como Jeep Clube, Moto Clube, Clube de Parapente e Clube de Aeromodelismo e sociedades e Clubes tradicionais também poderão ser encontrados.

A localização de serviços como oficinas mecânicas, farmácias, supermercados e a Central de Informações turísticas também será indicada.

"São poucas as secretarias de turismo que colaboram efetivamente no desenvolvimento dos mapas do seu município", ressalta o desenvolvedor de mapas digitais, José Hamilton Ruthes. "Durante a coleta dos pontos e das informações me deparei com um cenário impressionante, composto por inúmeras belezas naturais e empreendimentos dotados de ampla infra-estrutura e opções de lazer", finaliza.

"O desenvolvimento dos mapas digitais proporciona o uso de equipamento de GPS com mais precisão. Rico em detalhes, esses mapas auxiliam o turista no roteamento e na localização dos atrativos turísticos das cidades bem como os pontos de apoio, sem a necessidade de pedir informações", informa o secretario de Turismo, Indústria e Comércio, Andrione Marquetti. O mapa de Gaspar conta com mais de cem pontos importantes de visitação.

Sobre o projeto Tracksource:

O Tracksource foi criado com o objetivo de construir mapas vetoriais do Brasil, para uso em aparelhos GPS da Garmin. O projeto surgiu porque os mapas fornecidos pela empresa, no Brasil, eram de baixa qualidade, continham apenas uma parte das rodovias federais e estaduais, e eram de pouca precisão, não contendo detalhes internos das cidades.

Sobre o sistema GPS:

O nome GPS vem da simplificação de Navstar GPS (Navigation System with Time and Ranging Global Positioning System). O sistema GPS pode ser definido resumidamente como um sistema de rádio navegação através do uso de satélites. Este sistema fornece ao usuário, desde que munido de um Receptor de sinais do sistema GPS, coordenadas precisas de posicionamento tridimensional e informações de navegação e tempo.

Fonte: Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, fone: 3332 5856, ou site: http://www.tracksource.org.br

Diretoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Gaspar