Segunda etapa do Projeto Piava foi realizada hoje em Gaspar

A nova etapa do Projeto Piava teve início em Gaspar nesta quinta-feira, 24. A equipe do projeto esteve na cidade repassando orientações a representantes do executivo e de entidades privadas, sobre a segunda fase, que terá o foco na gestão municipal dos recursos.  Todos os 52 municípios do Vale do Itajaí estão sendo visitados.

O projeto Piava, idealizado pelo Comitê do Itajaí, visa incentivar ações educativas, fortalecer o processo participativo de gestão no âmbito municipal e fomentar ações de proteção dos rios. As ações devem culminar com a aprovação de políticas municipais e do plano de recursos hídricos da bacia do Itajaí.

Na oportunidade, a equipe do projeto também divulgou o novo cadastro que será realizado para repasse de informações sobre o Comitê do Itajaí. Entidades e pessoas interessadas em receber os comunicados semanais podem procurar pela Secretaria de Planejamento de Gaspar.

Também foi entregue um CD contendo 70 mapas, com informações completas sobre a bacia do Itajaí. O conteúdo também pode ser encontrado no site do Comitê.

Em abril de 2009, uma oficina será realizada com o objetivo de reunir lideranças e representantes de diversos municípios. Nesta oficina, o tema principal de discussão será o panorama da gestão pública dos recursos hídricos com o objetivo de preparar um plano a ser implantado nos municípios.

Até abril, a equipe do projeto se propôs a estudar o tema, para ter firmeza e precisão nos dados e orientações. Apenas após os levantamentos de conteúdo e após a realização da oficina, o plano será apresentado.

Fonte: Secretaria de Desenvolvimento e Planejamento, fone: 3332-2138, ramal 282
           Comitê do Itajaí, fone: 3321-0629 ou pelo site: http://www.comiteitajai.org.br/