Realizadores da 8a Oktobertanz estiveram em Gaspar

Representantes do setor de turismo de São Pedro de Alcântara e da associação cultural alemã Deutsche Welt estiveram em Gaspar divulgando a 8a Oktobertanz, nesta quinta-feira, 17. A festa será realizada nos dias 26, 27 e 28 de setembro, no salão Paroquial de São Pedro de Alcântara.

O destaque da festa é o caráter familiar. Os visitantes podem conhecer a verdadeira cultura alemã. Gastronomia, danças, vestimentas e outros detalhes, tipicamente alemães, serão apresentados durante os três dias de evento. A programação oficial é composta de gincana cultural e recreativa, banca de produtos artesanais culturais, concurso de chopp em metro, concurso de serrador, concurso de lenhador, além de bailes típicos com bandas alemãs. O desfile oficial da 8a Oktobertanz será no dia 28 de setembro (domingo).

"No ano passado, 30 mil pessoas estiveram presentes durante o desfile no domingo", destaca o diretor social da Associação Cultural Deutsche Welt Mário Müller, entidade parceira do município de São Pedro de Alcântara na realização do evento. Para o desfile deste ano, os representantes gostariam da presença de grupos folclóricos de Gaspar. O convite foi feito ao secretario de Turismo, Indústria e Comércio Andrione Marquetti, que repassou o convite à Sociedade Carolina, Sociedade Harmonia, Cervejaria Das Bier e Círcolo Trentino. Também serão convidados grupos de dança folclórica germânica da cidade.

A edição da festa de 2008 promete ser especial. Isso porque, neste ano, a cidade de São Pedro de Alcântara comemora 180 anos da fundação da primeira colônia do estado de Santa Catarina. "O navio Brigue Luiza, que trouxe a primeira leva de 635 pessoas ao estado, aportou em Nossa Senhora do Desterro em 1828. Eram famílias da região ao norte do rio Mosela, região de Hunsrücker", completa Mário.

"Neste navio veio meu trisavô, com cinco filhos", informa frei Eliziário Schmitt, da Igreja Matriz São Pedro Apóstolo. "Esta festa rememora todo o trabalho e dedicação incluída na história do município", explica. O frei, inclusive, já escreveu um romance sobre a história dos imigrantes em São Pedro de Alcântara, em comemoração ao centenário da imigração. "A casa dos jasmins" não está mais sendo editado.

Fonte: Prefeitura Municipal de São Pedro de Alcântara, fone: (48) 3277-0151
            Associação Cultural Deutsche Welt, fone: (48) 3343-0234 ou site, http://www.deutschewelt.com.br/

Diretoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Gaspar